Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 01 de Dezembro de 2004 às 17:34

    Imprimir


As condições climáticas favoráveis nas principais regiões produtoras de soja do país durante as últimas semanas permitiu um rápido avanço do plantio da próxima safra, sendo que cerca de 65% das lavouras já foram semeadas.O plantio da soja normalmente se extende entre os meses de outubro e dezembro, mas com o rápido avanço verificado nas últimas semanas, a safra deste ano deverá ser semeada antecipadamente.

Desta forma, a colheita da safra atual poderá ser realizada com antecedência, permitindo que a segunda safra também seja beneficiada pela estação chuvosa, com os níveis de umidade do solo permanecendo elevados.

Esta antecipação no plantio da soja é especialmente importante nas áreas produtoras mais ao norte, onde existe uma estação seca bem definida, que limita as práticas agrícolas na região.

Além disto, os produtores do Centro-Oeste estão investindo cada vez mais na alternância da safra dupla da soja com outras culturas, como o milho e o algodão, e este sistema acaba tendo uma maior eficiência quanto mais cedo é iniciado o plantio da soja.

De um modo geral, a chuva tem atingido índices adequados nos estados do MT, GO, MS, PR e SP, enquanto que na BA, em MG, no MA, no TO e no PI, os totais têm ficado abaixo da média, atrasando o plantio.

Até o final do ano, a tendência é de que a chuva continue se intensificando nas principais regiões produtoras, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366532/visualizar/