Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 01 de Dezembro de 2004 às 14:56

    Imprimir


A reunião da comitiva gaúcha liderada pelo governador Germano Rigotto e integrada por Farsul, Fiergs, Federasul e Fecoagro, ontem, em Brasília, mobilizou o Ministério da Agricultura (Mapa) num dia de feriado na capital federal e sinalizou com a expectativa de que a retirada do embargo russo está próxima. 'O encontro foi produtivo', resumiu o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, sobre a reunião de mais de duas horas com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e sua equipe técnica. 'Levamos a realidade de isolamento do Rio Grande do Sul, aonde as definições custam a chegar', reforçou o dirigente.

Sobre o desconforto da posição diferenciada dada a SC, que voltou a exportar carne para a Rússia no último dia 16, diante do embargo imposto ao país em 21 de setembro, o governador anunciou que será 'levantado rapidamente'.

Conforme Rigotto, o ministro está otimista diante da visita de veterinários russos ao país. Eles já retornaram a Moscou, onde devem elaborar relatório sobre a situação sanitária do rebanho brasileiro. O secretário da Agricultura, Odacir Klein, entretanto, anunciou que o setor irá continuar mobilizado no Estado. 'Nós vamos continuar nos empenhando. É preciso revogar essa medida injusta', reforçou. Sperotto adiantou que a equipe técnica do Mapa irá participar da reunião da semana que vem do Conselho de Desenvolvimento Integração Sul (Codesul), onde governadores do Sul estarão presentes. 'Santa Catarina tem um rebanho bovino de 2,5 milhões, enquanto o país tem 195 milhões de cabeças de gado. Eles se colocam em posição diferenciada, com mérito próprio, mas o RS e o PR há anos estão desenvolvendo quadro de prevenção.'

O diretor da Fiergs, Heitor Müller, observou que o ministro informaria ao presidente Lula sobre a entrada irregular de arroz do Mercosul e do trigo, 'que não tem preço e para quem vender'. Sobre os problemas na cadeia produtiva do vinho, que está concorrendo com importados que entram no país com denominação de suco, para pagar menos impostos, Rodrigues prometeu anunciar ao ministro da Fazenda, Antônio Palocci, para que ocorra uma fiscalização mais rigorosa. Estavam presentes na reunião, os deputados Luis Heinze (PP) e Darcísio Perondi (PMDB).




Fonte: Correio do Povo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366567/visualizar/