Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 30 de Novembro de 2004 às 08:49
Por: Joana Dantas

    Imprimir


O Nortão do Estado vai plantar nesta safra 2004/2005 cerca de 4,2 milhões de hectares de soja, segundo o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Desse total, 80% da área já foi plantada.

De acordo com o levantamento, o município de Sorriso (383 km de Cuiabá) lidera o ranking nacional na produção da oleaginosa com 1,6 milhão de hectares.

O segundo lugar é ocupado por Sapezal (480 km de Cuiabá), com mais de 920 mil hectares cultivados com soja. Nova Mutum terá 705 mil hectares e Lucas do Rio Verde, 697 mil.

Subindo ao Nortão, Sinop vai plantar 97 mil hectares; Cláudia, 16,5 mil hectares; Feliz Natal, 16,5 mil hectares; Guarantã do Norte, 1,5 mil hectares; Itaúba, 11 mil hectares; Matupá, 4 mil hectares; Marcelândia, 4 mil hectares; Paranaíta, 1,6 mil hectares; Peixoto de Azevedo, 3 mil hectares; Santa Carmem, 40 mil hectares; Terra Nova, 4 mil hectares; União do Sul, 1,8 mil hectares; e Vera, 80 mil hectares.

A estiagem provocou interrupção no plantio em algumas regiões produtoras como Sorriso, mas o índice pluviométrico melhorou nesse fim de semana animando os produtores a retornar o processo.

De acordo com o Sindicato Rural de Sorriso, cerca de 80% dos 600 mil hectares do município que devem ser cultivados nessa safra já foram plantados.

Dê olho no céu e nas previsões meteorológicas, os produtores acreditam que daqui para frente o tempo vai ajudar a concluir o plantio da safra.

Conab

Os trabalhos de coleta de dados para o segundo levantamento da safra 2004/2005 nas regiões produtoras de Mato Grosso terminaram ontem.

Seis equipes da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), de Brasília, passaram uma semana recolhendo informações de plantio. O levantamento é um instrumento do governo federal para estimar a área plantada e a produção agrícola do país.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366801/visualizar/