Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 26 de Novembro de 2004 às 14:51

    Imprimir


O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, lança nesta sexta-feira projeto piloto de educação sanitária "Brasil Livre de Aftosa" em Santaram (PA). A intenção do projeto é incentivar a vacinação e educar moradores das regiões ribeirinhas sobre o assunto. Com a campanha o governo pretende erradicar a aftosa no país até 2005.

O Pará foi a região escolhida para a implantação do programa porque possui o maior rebanho da região Norte. São aproximadamente 15 milhões de bois, vacas e búfalos. Nesta área apenas Rondônia e Tocantins são considerados livres de aftosa. O projeto piloto termina no dia 4 de dezembro e percorrerá 14 municípios da região. Além de palestras, os moradores dessas localidades poderão ver apresentações de grupos folclóricos.

A Embrapa, o Banco do Brasil e a Universidade Federal do Pará também vão realizar exposições nas praças centrais dessas cidades. No fim deste percurso começa a segunda etapa do programa em 15 municípios do baixo e do médio Amazonas.

A febre aftosa é uma doença causada por virus que atinge bois, porcos, cabras e aves. Ela prejudica exportações, reduz empregos e provoca diminuição da renda dos municípios e dos produtores. Este ano, o Brasil registrou dois casos da doença. Um no Pará e outro no Amazonas.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina. Somente este ano, o país deve embarcar 1,6 milhão de tonelada do produto com faturamento de US$ 2,2 bihões. Esse número deve ser ainda maior com a erradicação da doença.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366960/visualizar/