Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 26 de Novembro de 2004 às 08:43

    Imprimir


Os trabalhos de campo para o plantio da safra 04/05 de soja em Mato Grosso entram na reta final. De acordo com o último acompanhamento realizado no início desta semana, pela AgRural, em Cuiabá, 81%, de uma estimativa de área com a oleaginosa de 5,7 milhões de hectares (ha) está cultivada.

A região mais adiantada do Estado é o Médio-Norte, onde 95%, dos 2,06 milhões/ha cobertos com soja estão semeados. Como exemplo dos avanços dos trabalhos, em Lucas do Rio Verde (360 quilômetros de Cuiabá), o plantio está encerrado há mais de 15 dias e em Nova Mutum, o plantio será encerrado até o final desta semana.

O analista de mercado da AgRural, Geraldo Ornellas, aponta que em relação ao mesmo período do ano passado, a diferença é praticamente nula. "Em 2003 tínhamos 84% da área estadual cultivada e hoje são 81%. Está tudo dentro da normalidade, o clima está mais favorável sem aqueles bolsões de seca que impediam e atrasavam o plantio".

Na região Oeste o cultivo contabiliza 77% da área de 1,33 milhão/ha, o Leste está com 64% de uma área estimada em 570 mil/ha e o Sul, com 70% de um total que deverá somar 1,28 milhão/ha.

PICOS DE MERCADO

Ornellas frisa que o produtor deve permanecer atento as oscilações de mercado ainda neste período. Ele completa que durante esta semana os preços estiveram melhores. Hoje é feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.

"Atualmente as especulações por conta do surgimento da Ferrugem Asiática e de suspeita de mais um caso do mal da vaca louca, nos Estados Unidos, fizeram com os preços das cotações em Chicago se elevassem, pena que o dólar venha registrando queda, mas mesmo assim, o produtor tem de buscar informação, estes rumores sempre mexem com o mercado e logo as indústrias iniciam o recesso de final de ano, fator que deverá pressionar mais ainda a baixa da cotação", orienta. Nos Estados Unidos cerca de 95% da área plantada está colhida. (MP)




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367040/visualizar/