Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 18 de Novembro de 2004 às 07:38

    Imprimir


O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues que dar um novo fôlego ao agronegócio e uma das formas foi a reformulação das câmaras setoriais. Para o ministro, “não se trata de uma reativação mas de uma nova forma de atuação”. Uma das finalidades das câmaras é apoiar e acompanhar ações para o desenvolvimento das atividades dos setores associados à Cadeia Produtiva do Produto. Por isso, defende a retomada das atividades das câmaras e uma delas é a câmara é a do arroz.

Segundo a APA (Associação dos Produtores de Arroz de Mato Grosso), que tem sede em Sinop, um dos pedidos feitos pelo ministro foi a indicação de alguém da associação para que faça parte da diretoria da nova câmara setorial que irá representar o setor a nível de Brasil. “A volta das câmaras setoriais é muito bom, pois não vamos funcionar como bombeiros e pagar o fogo em cima da hora. Vamos poder desenvolver atividades que dêem sustentação para o desenvolvimento da cadeia produtiva que no caso é a do arroz”, destacou o presidente da associação, Ângelo Carlos Maronezzi, a importância da volta dos trabalhos das câmaras. “Vamos poder estar fazendo previsões de plantio, colheita e até buscando mecanismos para a comercialização do produto sem que o setor, os produtores, seja prejudicado como a situação que se encontra hoje o arroz”, completou.

O próprio presidente da associação que já participou de diretorias de câmaras anteriormente, foi o indicado para assumir o cargo e, na semana passada, participou da primeira reunião de trabalho. Segundo ele uma das ações tomadas foi a definição de modalidades de comercialização para ano que vem. Entre elas estão a CPR (Cédula de Produto Rural), EGF (Empréstimo do Governo Federal) e Contratos de Opção Futuro, Privado e Público. “Estamos estudando os valores para estes mecanismos e em dezembro estaremos novamente nos reunindo para definirmos estes valores”, antecipou.

Para Maronezzi, a participação do Estado na câmara setorial do arroz mostra a importância do setor em Mato Grosso para o resto do país. “O segmento do arroz está organizado em todo o país e nós seremos os representantes do setor a nível de país será muito importante, principalmente para Sinop”, finalizou.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367636/visualizar/