Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 01 de Novembro de 2004 às 07:39

    Imprimir


Ao contrário do que prevê a secretaria de Agricultura e a Empaer de Sorriso, o presidente do Sindicato Rural, Leonir Capitânio, não acredita num grande aumento de área para safra 2004/05. Enquanto que a secretaria aposta um acréscimo de 20 mil hectares em relação à safra passada e a Empaer em 30 mil, Capitânio acredita que não passará de 10 mil hectares. “Na safra passada plantamos 590 mil hectares com soja este ano não passa dos 600 mil”, calculou.

Para a secretaria o aumento da área viria de áreas de renovação de pastagens e de arroz, mesma linha de pensamento da Empaer. Mas para Leonir sem tem muito o que abrir, pois hoje Sorriso já chegou no seu limite de abertura de áreas, o aumento na lavoura virá sim de áreas de pastagens e muito pouco de arroz. “Não temos mais o que abrir, então serão poucos áreas de arroz, pois que tinha que ser aberto já foi, as áreas de pastagens para renovação serão poucas. Chegar a 620 mil hectares é muita coisa”, frisou.

O produtor acredita que o aumento será mesmo na produtividade. O produtor irá investir em tecnologia para garantir um aumento na produção. “O agricultor se preparou para esta safra aumentou a tecnologia fez a correção adequada com mais adubo, enfim deixou o solo bem preparado para que se chegue a uma produtividade maior, pois não há espaço para aumentar essa produção, então a saída é investir em tecnologia”, frisou. “O produtor também está preparado para a ferrugem que será combatida com duas ou três aplicações, se necessário, para garantirmos uma boa safra”, completou.

No ano passado, os produtores colheram em média cerca de 51 sacas de soja por hectare, abaixo do esperado que era 55. A quebra teve um fator crucial que foi o excesso de chuvas nos meses de janeiro de fevereiro que impediram a colheita e parte da produção foi perdida anda nos pés. Desta vez a esperança do produtor conforme Leonir é que a natureza colabore e aliada ao bom preparo a produtividade chegue entre 55 a 58 sacas por hectare, ou seja, mais de 3,4 milhões de sacas. O equivalente a uma produção que passe dos 2 milhões de toneladas.

Conforme Leonir Captânio, as chuvas que caíram na região nos últimos dias trouxeram também ânimos aos produtores de Sorriso. Com solo um pouco mais úmido, muitos já começaram o plantio da safra e a área cultivada até agora chega a uma média de 35% a 40% do total.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/368719/visualizar/