Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 26 de Outubro de 2004 às 08:47
Por: Beatriz Saturnino

    Imprimir


O último ecplise total da lua do ano acontecerá amanhã à noite e poderá ser visto em Cuiabá. A população cuiabana vai poder apreciar por dois telescópios que estarão disponíveis na praça Alencastro, a partir das 21h, quando o eclipse já estiver parcial para a visualização na capital. Ele começará exatamente às 20h05 e 35 segundos, com o eclipse penumbral, terminando às 2h02 e 44 segundos. Serão quase seis horas do fenômeno em que a lua na fase cheia aparecerá 7% menor. O próximo eclipse lunar visível no país vai ocorrer somente em 2007.

O fato de a lua aparecer menor no eclipse é porque ela estará com a idade de 5,6 dias se dirigindo ao apogeu, tal como explica o material explicativo do astrônomo amador Eduardo Baldaci.

De fato, o eclipse total vai permanecer por 1hora e 21 minutos e 16 segundos, segundo o "Planetário virtual SkyMap Pro 8.0", os dados obtidos para a hora local. Conforme o "Mapa do caminho da lua pelas sombras da Terra, a visibilidade mundial do evento e os horários", apresentado pelo astrônomo amador, espera-se um eclipse que tenderá a apresentar uma grande variação em brilho e sombra. A Lua totalmente eclipsada parecerá ter um beira luminosa ao longo de sua extremidade norte. Eduardo Baldaci explica que a média de eclipses, tanto lunares como solares, é de duas vezes por ano. No entanto, existe uma temporada em que um dos hemisférios é que terá mais eclipses da lua visível, ficando o outro em média de três anos sem a visibilidade. Por exemplo, no Brasil, o próximo eclipse lunar de vai acontecer somente em 2007.

"Em compensação, no ano que vem, no dia 8 de abril (aniversário de Cuiabá), haverá uma eclipse solar parcial", ponderou Baldaci.

Para a observação do eclipse amanhã, Baldaci disponibilizou a inscrição gratuita pela internet, pelo site http://eclipse.spacebrasil.org. "Nós vamos priorizar quem se inscreveu pela internet, pois aí vou poder ter o controle. O meu medo era de aparecer umas 500 pessoas e por isso fiz dessa forma", ressaltou o astrônomo amador quanto a preocupação. Segundo ele, na "Semana Nacional da Ciência e Tecnologia", instituída pelo governo federal, em julho deste ano, que foi realizado em Cuiabá como projeto "Ciência no Parque", tiveram quatro mil visitações. Foram cinco dias - de segunda a sexta-feira (22) - para observação lunar e solar, onde a média diária ficou em um público de 800 pessoas, sendo a maioria crianças e adolescentes.

Está sendo criada por Baldaci, que é um dos cinco astrônomos amadores da Nasa, a Sociedade para o Progresso da Astronomia, Cidadania e Educação (Space). Esta sociedade visa divulgar os fenômenos dos astros, realizar palestras sobre o meio ambiente e levar a observação do céu em escolas públicas e particulares, além de outras atividades de cunho social e de preservação do meio ambiente.

O telefone pra contato é o 9283-2501 ou pelo site www.spacebrasil.org.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369959/visualizar/