Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 22 de Outubro de 2004 às 08:48

    Imprimir


Técnicos do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) de Mato Grosso realizaram em todo o Estado nos meses de julho, agosto e setembro uma ampla fiscalização quanto a destruição da soqueira do algodão. Sorriso, maior município produtor do Nortão os técnicos também estiveram e nenhuma irregularidade foi contatada. “É uma fiscalização de rotina. Todos os anos fazemos este trabalho em todo o Estado justamente para evitar o aparecimento ou proliferação do bicudo do algodoeiro”, explicou Sandra Regina Pinheiro Vieira, agrônoma do órgão.

Depois de uma reunião entre Ampa (Associação dos Produtores de Algodão) e os seis núcleos formados no Estado, ficou determinado que o plantio da safra seja feito somente entre 25 de novembro a 20 de fevereiro. A destruição da soqueira também terá tempo certo e deverá acontecer até o dia 15 de setembro de cada ano. A medida visa cortar o ciclo da cultura no Estado evitando também a proliferação do bicudo do algodoeiro. Além da data para o plantio, cuidados com o manejo da cultura, transporte, entre outras medidas, também foram determinadas durante a reunião.

Paralelo ao trabalho de controle da soqueira, Sandra disse que os técnicos também observaram quanto ao descarte das embalagens vazias de agrotóxicos. “Nas propriedades que ainda não havia sido devolvida as embalagens estavam com os vasilhames estocados em segurança. Também não encontramos nada irregular”, observou. Este ano Mato Grosso já recolheu 2,2 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos, só do Nortão foram quase 700 mil quilos.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370558/visualizar/