Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 14 de Outubro de 2004 às 18:15
Por: LIANA MENEZES

    Imprimir


A missa de Sétimo Dia em memória do ex-secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Eucário Antunes Queiroz, será realizada nesta sexta-feira (15/10), às 19 horas, na Igreja Mãe dos Homens, em Cuiabá.

Eucário Queiroz, 63, foi vítima de um acidente de transito no sábado (09/10) no km 742 da BR-163, próximo ao balneário Canuto, a cerca de 15 km de Coxim. Ele estava a caminho de Três Lagoas (MS), para passar o feriado prolongado ao lado da família. No carro viajava também a esposa, Zilda Mariano de Queiroz, 42.

De acordo com as informações da Polícia Rodoviária Federal, por causa da forte chuva, o carro teria perdido o controle e saído da pista, batendo em um ônibus da empresa Andorinha, que vinha de Maringá (PR), com destino a Cuiabá (MT). Eucário Queiroz morreu no local.

A esposa Zilda Mariano, 42, sofreu traumatismo craniano, além de ter fraturado um braço e algumas costelas. Ainda em coma, a radialista Zilda Mariano, que também é assistente de Comunicação da Empaer, ainda está internada na Santa Casa de Misericórdia, de Campo Grande (MS).

Eucário Antunes Queiroz era natural de Três Lagos (MS), engenheiro agrônomo com mestrado em Economia Rural. Foi funcionário de carreira da Empaer, onde exerceu vários cargos até chegar à presidência.

Foi subsecretário estadual de Planejamento, secretário de Estado de Meio Ambiente e este ano passou a integrar o primeiro escalão do governo Blairo Maggi na condição de Adjunto de Planejamento e Gestão. Era também professor do curso de Administração da Unic - Universidade de Cuiabá. Deixou duas filhas e um neto.

LEMBRANÇAS - Tristes, mas com lembranças positivas, os servidores da secretária de Planejamento lamentam a perda do ex-adjunto Eucário Queiroz. Para eles, "mais que um chefe, um bom conselheiro, um amigo".

"O doutor Eucário chegava bem cedo, vinha logo aqui na copa e pedia água e café. À tarde, sempre trazia polpa de manga e de goiaba do quintal da casa dele. Ele falava assim: ‘trouxe uma polpa de fruta pra senhora fazer um suco pra todos nós. Tá calor, né?’, lembra sorridente dona Carmem Maria Lisboa e Silva, responsável pelo serviço de copa da Seplan.

Simplicidade. Não há quem deixe de mencionar esta palavra ao se referir ao ex-adjunto. "Além de ser um homem extremamente simples, despojado de vaidade, Eucário tinha uma bagagem de informações extraordinária, era um homem visionário, cheio de idéias. O Estado vai perder muito com a sua ausência", disse o superintendente de Desenvolvimento da Seplan, Evaldo Pozzetti.

Mayaluh Mendes Milhomens é secretária da Seplan. Ela define a perda de Eucário Queiroz como uma saudade que deixa lembranças positivas. "A Seplan perdeu não um secretário-adjunto, mas um grande conselheiro. Ele sempre tinha uma palavra generosa para dar a alguém. Ouvia muito mais que falava, e quando falava, procurava sempre o caminho da conciliação".

Além de servidora da Seplan, Albertina Alves era aluna de Eucário Queiróz na Unic. "A primeira impressão como professor, foi a de um senhor simples, de cabelos brancos e de dicção difícil. Mas a convivência nos fez descobrir, que este homem simples, era senhor de sabedoria. Não apenas do conhecimento das disciplinas, mas do saber da vida. E quanto a sua dicção, serviu para que eu descobrisse que quando se quer aprender, basta prestar atenção".

"Sei que todos que estamos aqui no Estado viemos por via diferentes para cumprirmos uma missão. Com o doutor Eucário tenho a impressão que já o havia encontrado antes. Hoje, chego à conclusão de que ele veio para nos mostrar de uma forma simples que, competência se demonstra com experiência vivida, capacidade intelectual, capacidade de ouvir e conciliar, analisando o cotidiano com os olhos da história, com os olhos do coração. Assim o fez, o Dr. Eucário", disse a chefe de gabinete, Nivanda França.

Consternado com a morte repentina do companheiro de trabalho, o secretário de Planejamento, Yênes Magalhães entende que a Secretaria perdeu um pouco do seu brilho. "Eucário era um companheiro da melhor qualidade. Os anos de experiência lapidaram a pedra bruta da sabedoria. Deixou amigos, deixou exemplos de otimismo, de leveza e ao mesmo tempo de seriedade. Mostrou-nos através das suas próprias atitudes como enfrentar os desafios do dia-a-dia e caminhar sem perder o fio condutor. O pouco tempo que convívio na Seplan foi de aprendizagem para todos nós. Não tenho dúvidas de que Eucário está em paz".




Fonte: Seplan-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371854/visualizar/