Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 06 de Outubro de 2004 às 15:02

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através do Viveiro Municipal de Sinop, produz mensalmente diversas mudas de espécies arbustivas para a arborização da cidade, de seus parques e jardins.

Dessa produção, 80% é fornecida para a Administração Municipal para a ornamentação de praças e canteiros de avenidas, e 20% é fornecida para escolas municipais, parques, outras entidades públicas e população.

A população pode conseguir o fornecimento das mudas em troca de 1 kg de alimento não perecível. Todo alimento arrecadado é encaminhado a Secretaria de Ação Social que faz a distribuição através dos Programas Assistenciais do Município.

Dentro do Viveiro há áreas onde se preparam espécies a serem utilizadas na arborização ou em ornamentação temporária de eventos públicos. As mudas mais utilizadas para arborização são: oiti devido seu crescimento rápido, a sombra que sua copa propicia, além de ser uma espécie que não danifica a calçada, o Ipê também é muito utilizado devido à extrema beleza de suas flores, mais perde sua sobra com o cair das folhas.

As árvores fornecem inúmeros benefícios ao meio ambiente refletindo na qualidade de vida e humanização das cidades tais como: amenizam a temperatura através da sombra de suas copas e umidifica o ar por meio da transpiração das folhas, retém partículas de poeira e de poluição na sua copa, purificam o ar produzindo o oxigênio que respiramos, reduzem os ruídos e servem de barreira contra os ventos, evitam a erosão, diminuindo o impacto da água da chuva na superfície do solo, fixando a terra através de suas raízes, ordenam a paisagem urbana, fornecem abrigo e alimento a avifauna, além de transmitirem bem estar e equilíbrio psicológico ao homem através das cores de suas folhas, flores e frutos.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373018/visualizar/