Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Setembro de 2004 às 20:10

    Imprimir


Os internos do Centro Sócio-Educativo Pomeri, que participam do projeto "De dentro pra fora", receberam na noite desta terça-feira (28.09), a segunda bolsa-auxílio do projeto, que desenvolve atividades de ressocialização com 22 reeducandos. A bolsa tem o valor de R$ 100, que são revertidos em alimentos, roupas, remédios ou materiais de construção e repassados aos familiares dos adolescentes. A entrega foi feita no auditório do Comando Geral da Polícia Militar durante o ensaio da peça que os jovens estão preparando para apresentar.

O projeto visa propiciar aos reeducandos a oportunidade de expressar, de forma teatral, as dificuldades encontradas no seu cotidiano, bem como trabalhar o contato com os demais internos e funcionários do Complexo. E tem o apoio do Teatro Fúria. Os reeducandos trabalharam na montagem da peça, sugerindo o tema, organizando os papéis e até mesmo o figurino e o cenário.

A peça, denominada "Quebra-Cabeça", será apresentada ao público no próximo dia 13 de outubro, às 20h, no Sesc Arsenal em Cuiabá.

De acordo com a superintendente do Pomeri, Cíntia Nara Barbosa, é clara a transformação dos adolescentes após a inclusão no projeto. "Melhorou o relacionamento dos internos com os funcionários do Centro, com a família e entre eles mesmos", disse a superintendente.

O ex-interno Jederson Damaceno, de 16 anos, destacou que o trabalho promovido no Pomeri proporcionou a descoberta de muitos talentos. "Eu mesmo não sabia que tinha aptidão para o teatro, agora penso até em ser ator. Este projeto trouxe outra perspectiva de vida para nós", afirmou Jéferson, que ganhou a liberdade nesta segunda-feira (27.09), mas continuou a freqüentar os ensaios e já disse que deseja continuar no projeto.

O secretário de Estado de Cultura, João Vicente Ferreira, assistiu o ensaio dos adolescentes e afirmou que a Secretaria trabalhará para garantir a continuidade do projeto, proporcionado aos jovens uma oportunidade de reingressar na sociedade com alguma atividade definida.

O secretário-adjunto de Justiça e Sistema Prisional de Mato Grosso, Sebastião Ribeiro Filho, elogiou o trabalho dos jovens e reiterou a fala do secretário João Carlos. "Vocês estão tendo a oportunidade de retornar ao convívio da sociedade, trabalhando com a arte e o intelecto. Isso possibilitará a vocês alcançar e atingir os objetivos através do próprio trabalho", disse Ribeiro.

A secretária-adjunta de Projetos Estratégicos da Setec, Neide Mendonça, destacou que a arte foi utilizada como instrumento de ressocialização dos adolescentes, possibilitando a eles externar sentimentos, desejos e até mesmo servir como alternativa para gerar renda às famílias.




Fonte: Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373647/visualizar/