Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 18 de Setembro de 2004 às 08:57
Por: Joana Dantas

    Imprimir


Neste domingo (19.09), chega ao final o 1º Campeonato Estadual de Pesca de Mato Grosso. Depois de cinco meses do torneio que movimentou o Estado, foram realizadas etapas em 14 municípios. O festival, que começou no dia 18 de abril, na cidade de Barra do Bugres (168 km a Médio-Norte da Capital), encerra em Pontes de Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá).

Além do prazer pelo esporte, os participantes puderam saborearam ainda três ambientes ímpares em beleza: os ecossistemas pantaneiro, amazônico e do Araguaia. “Várias equipes viajavam quilômetros de distância para participar das provas”, observou o árbitro de provas, Claumir Muniz.

Segundo ele, o torneio provocou um intenso intercâmbio estadual e municipal. “Recebemos pescadores de Rondônia, Goiás e Paraná, que é muito significativo. No entanto, o interessante foi perceber a participação de pessoas de vários municípios. Muitas delas contaram que não viajaria a determinada região se não fosse pela pesca, em função das distâncias”, ressaltou Muniz biólogo da Unemat.

A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Yeda Marli de Assis, destacou que o objetivo do campeonato foi o de fomentar o turismo nas regiões com tradição pesqueira através da pesca esportiva, o que foi alcançado.

“O nosso objetivo está sendo cumprido. Divulgando não só o potencial pesqueiro dos municípios do Estado, mas também o potencial turístico de cada região. O nosso trabalho é sempre respeitando as leis ambientais, com programas de conscientização", destaca Yeda.

Embora o Estado esteja coordenando o campeonato, ele não interfere nas regras instituídas pelos municípios. "O que fizemos foi unificar os diversos campeonatos existentes e, com recursos do Ministério do Turismo, fazer um grande festival para os amantes da pesca esportiva no Estado, fomentando dessa maneira turismo nessas regiões", observa a secretária.

Além da Sedtur, a organização do campeonato contou ainda com a participação da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fema), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Unemat, Ministério de Desenvolvimento do Turismo e comunidades locais.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374408/visualizar/