Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 19 de Agosto de 2004 às 15:52
Por: Rosamélia Abreu

    Imprimir


Para manter a posição de o maior exportador mundial de carne, o Brasil precisa preservar a alta qualidade de seu produto. A febre aftosa é uma das doenças que podem ameaçar o gado brasileiro, por isso, o governo quer erradicar a doença do país em 2005.

Atualmente, 15 estados já são considerados áreas livres da febre aftosa, mas ainda é necessário vacinar o rebanho. Para isso, é necessária a colaboração de pequenos, médios e grandes criadores.

De acordo com o veterinário Newton Moraes, do Departamento de Defesa Animal do Ministério da Agricultura, até os animais mantidos apenas para alimentar a família do criador precisam ser vacinados, já que a febre aftosa é facilmente transmissível.

Moraes disse que a vacina contra a aftosa é fácil de comprar e de simples aplicação. “Na maioria dos estados, a vacina é vendida em todas as casas de produtos veterinários e pode ser aplicada pelo próprio produtor. É uma vacina fácil de ser aplicada, mas o produtor pode procurar a unidade veterinária de seu estado para receber orientação”, informou.

A febre aftosa provoca prejuízos para o produtor e para o país. Segundo Moraes, a queda das exportações aumenta a quantidade de carne no mercado interno e, conseqüentemente, joga os preços para baixo.




Fonte: Rádio Nacional

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376055/visualizar/