Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 11 de Agosto de 2004 às 18:16
Por: Maria Helena Benedet Barbuio

    Imprimir


Produtores de toda região participaram da reunião com representantes da Famato (Federação da Agricultura de Mato Grosso) e do Banco do Brasil. O encontro serviu para esclarecer um convênio firmado entre as duas entidades que vai garantir auxílio ao produtor para conseguir linhas de crédito para exportação da soja e do algodão. “A participação foi muito boa os produtores gostaram a idéia e o feedback foi positivo”, avaliou o superintendente regional do banco, João Zanette De Luca. A reunião reuniu produtores de toda a região: desde Nova Mutum até Alta Floresta. As negociações com o algodão já são feitas há algum tempo pelo banco.

Segundo ele, ontem mesmo, três contratos de exportação (1 para algodão e 2 para soja), através da ACC Rural (Adiantamento de Contrato de Câmbio) foram firmados. São de produtores da região de Sinop -um deles de Santa Carmem- que optaram em buscar novos caminhos para escoar seus produtos. “O objetivo é este oferecer ao produtor alternativas para que possa escolher o que fazer e como fazer para escoar seus produtos”, frisou. Os recursos para a ACC são captados no exterior para custear a lavoura, destinada à exportação e é uma antecipação de contrato cambial, uma opção a mais para o produtor em conseguir recursos, além das linhas de créditos hoje praticadas pelo Governo Federal, para custear as lavouras. “Acredito que a partir de agora novos contratos com ACC vão se firmar, pois o produtor se mostrou interessado e gostou da opção”, aposta.

Além do convênio, a CPR Estrada (Cédula de Produto Rural) utilizada para pavimentação de estradas em parcerias com o governo estadual e a viabilização de importação de insumos feita diretamente pelo produtor, também foram discutidos. De Luca disse que a importação direta dos insumos é um assunto ainda a ser muito discutido e as negociações sejam feitas a partir da safra 2005/2006 já que as compras de insumos para safra deste ano já foram feitas.

Hoje à noite, os produtores da região de Diamantino, irão conhecer mais sobre o convênio e amanhã, a reunião será em Campo Novo do Parecis.




Fonte: AgroNotícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376619/visualizar/