Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 31 de Julho de 2004 às 10:31

    Imprimir


"Em 2005 o país vai estar celebrando uma safra recorde novamente de soja, vai continuar dando contribuição para a balança comercial, para o controle da inflação, mas os produtores estarão enfrentando uma redução muito grande da sua rentabilidade". O alerta foi feito pelo consultor André Pessoa, da empresa catarinense Agroconsult, especializada em agronegócio, no 42º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (Sober).

De acordo com Pessoa, a soja não será um negócio tão atraente em 2005 quanto nos anos anteriores. E o problema será basicamente o excesso de produção sem possibilidade de escoamento (ou feito de forma precária) para o mercado internacional, que levará os preços do produto para baixo. A precariedade do sistema de transporte no país não vem de agora, mas segundo o consultor piorou muito ultimamente e, a permanecer assim, "como tudo indica", o reflexo será sentido no ano que vem e em 2006. Incluindo-se aí redução de investimentos na agricultura. A situação, que já não será tão boa para regiões bem servidas de logística, como é o caso do Sul e do Sudeste, será um pouco pior para o Centro-Oeste, onde a questão é mais grave.

A rentabilidade estará muito apertada, de acordo com Pessoa. "Tudo em função da fragilidade do nosso sistema de escoamento, sobretudo as nossas es-tradas, ferrovias e o gargalo que temos hoje nos portos", frisa.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377359/visualizar/