Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 12 de Julho de 2004 às 14:29
Por: Carolina Miranda/Jesiel Pinto

    Imprimir


O tema desta segunda-feira (12.07), no estande que a Ses instalou na 40ª Expoagro, será ”Noite do Compromisso”. O CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento para os soropositivos fará a entrega de preservativos e dará orientações educativas sobre o vírus da Aids usando, para isso, folders publicados pela DST/Aids. Serão realizadas coletas de material sangüíneo para exames e orientações do CRIE - Centro de Referencia de Imunobiológicos Especiais. Será encenada uma peça teatral tratando dos perigos da Aids e de como se fazer a prevenção e o cuidado da doença.

Saúde da Mulher foi o tema de sábado (10.07) no estande da Ses na 40ª Expoagro. Foi apresentada ao público visitante a peça teatral “Drácula a beira de um coágulo nervoso” onde foram explorados a linguagem teatral, formas e métodos contraceptivos contra doenças sexualmente transmissíveis. “Usamos o teatro para facilitar o entendimento sobre o planejamento familiar, informando das vantagens da utilização dos vários métodos contraceptivos como, por exemplo, o uso da camisinha masculina e feminina, pílula anticocepcional, DIU – Dispositivo intra-uterino, entre outros para que, diante dessas informações, o casal poderá decidir quantos filhos quer ter”, disse a coordenadora de Educação em Saúde, Debbiê Caporossi.

Dentro desta temática os técnicos da Ses fizeram enquete aos visitantes do estande sobre os serviços de saúde oferecidos pelo Estado, além de prestem orientações sobre mortalidade materna, métodos contraceptivos e prevenção de doenças.

A coordenadora de Educação em Saúde, Debbiê Caporossi, afirmou que a importância desses eventos diferenciados, com informações e atividades lúdicas, faz com que a população cada vez mais fique informada de como se prevenir e levar uma vida saudável. “Nossa missão é a promoção e a prevenção em saúde”, garantiu Debbiê Caporossi.

Debbiê Caporossi, disse que a participação do público na busca de informação é grande, a receptividade é muito gratificante. As pessoas que procuraram o estande para obter informações são aquelas que realmente precisavam.

A Secretaria de Estado, para esse ano, adotou uma metodologia diferenciada e se preocupou com a criatividade e entretenimento, por isso diversificou sua programação usando como tática, temas específicos por faixa etária. A forma lúdica como repasse de informação tem um grande benefício.”A linguagem teatral, temática, torna mais fácil para as pessoas absorveram informação sobre doenças e prevenção,” disse o artista popular, Djalma Maciel.

CANCER DE MAMA - Os técnicos da saúde prepararam estratégias para chamar atenção das mulheres sobre as formas de prevenção do câncer de mama.Foram entregues folders explicativos e, por meio de materiais demonstrativos, as mulheres foram instruídas sobre como realizar o auto exame.

PREVENÇÃO DO CANCER DE MAMA - Para evitar o câncer de mama recomenda-se que a mulher não esteja acima do peso, que pratique atividade física regular, na alimentação que prefira carnes brancas, frutas e legumes e procure um médico de seis em seis meses para realizar os exames complementares.

Segundo a coordenadora de Educação em Saúde da Ses, Debbiê Caporossi o câncer de mama foi escolhido como enfoque, pois o diagnóstico precoce pode transformar o câncer em uma doença curável se descoberto a tempo.

PLANEJAMENTO FAMILIAR - O Planejamento familiar tem por objetivo fazer com que a mulher pense, planeje quantos filhos quer ter, ou escolher entre os métodos contraceptivos qual o melhor para evitar uma gravidez indesejada. Dentre os métodos mais utilizados são: camisinha masculina e feminina, pílula, diu, esterilização ou ligadura, diafragma e a pílula do dia seguinte. “Todo método tem suas vantagens quando usado corretamente, para cada pessoa existe um método mais adequado”, disse a responsável técnica na área da saúde da mulher, Vandriane Moraes.

DOMINGO – Na “Noite do Cuidado”, no estande da Ses, os visitantes viram uma exposição de animais peçonhentos e receberam orientações quanto aos primeiros-socorros em caso de picadas de cobras e outros animais venenosos bem como receberam orientações sobre o Hantavírus e a Leishmaniose. A noite foi coordenada pela Gerencia de Ofiologia e uma Equipe da Vigilância Epidemiológica.

TERÇA-FEIRA - Para o dia 13.07 o tema escolhido foi: “Noite do Trabalhador”. Na ocasião serão enfocados os cuidados para evitar acidentes de trabalho e os direitos do trabalhador acidentado. O tema será tornado ainda mais atraente com a encenação de uma peça de teatro sobre o assunto.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378183/visualizar/