Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 05 de Julho de 2004 às 14:49

    Imprimir


Alta Floresta, Campo Novo do Parecis, Campos de Julho, Peixoto de Azevedo, Primavera o Leste e Nova Mutum estão entre os municípios que estarão presentes para debater, durante do workshop “Programas de Desenvolvimento Regional Integrado das Regiões e Territórios Brasileiros”, as políticas federais, estaduais e municipais de desenvolvimento regional.

O evento, que acontece a partir das 8h no Centro de Eventos do Pantanal, é promovido pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Desenvolvimento Regional (MT Regional), e trará para Mato Grosso autoridades dos ministérios de Integração Nacional (MIN), do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Ciência e Tecnologia (MCT), do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que debaterão com municípios e estados suas políticas de estímulo a iniciativas regionais de desenvolvimento econômico.

Durante o evento, exemplos de experiências de trabalho de integração de ações na esfera pública e na iniciativa privada serão apresentados por convidados dos estados de São Paulo, Paraná, Ceará, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

MINISTÉRIOS - O diretor de promoção de investimentos da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional, Otaviano Muniz, representará o MIN, falando sobre a nova Política de Desenvolvimento Regional, lançada em dezembro de 2003.

Já o MDA, por meio da gerente regional para políticas de desenvolvimento de territórios, apresentará seu trabalho com o conceito de territórios rurais, que prioriza a agricultura familiar, em ações que, em Mato Grosso, incluem regiões como a Baixada Cuiabana e o Baixo Araguaia e Alta Floresta.

O secretário de políticas agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ivan Wedekin, falará sobre o Plano Agrícola e Pecuário 2004-05, lançado pelo Governo Federal no mês passado, contextualizando a realidade do estado de Mato Grosso.

A Política de Desenvolvimento do Agronegócio nas Regiões Brasileiras será apresentada pela representante da Secretaria de Produção, Aneli Dacas Franzmann, do MDIC. O objetivo principal da política é dinamizar a estrutura produtiva por meio da inovação tecnológica e da ampliação do comércio exterior.

O programa Agropolos, desenvolvido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) será apresentado pelo representante do Departamento de Ações Regionais para a Inclusão Social, Gilberto Benetti.

ESTADOS - Os estados apresentarão suas experiências a partir das 14h. Um exemplo de iniciativa comunitária que deve ser apresentada pelo Estado da Bahia é a Associação dos Municípios do Vale do São Francisco, na região sudoeste do estado, onde 17 municípios se reuniram para implementar ações de combate à pobreza e alternativas contra a seca. Outro exemplo é o município de Barretos, em São Paulo, onde comerciantes locais se concentraram na exploração do turismo, a fim de atender à demanda de cerca de um milhão de pessoas que visitam a Festa do Peão Boiadeiro, que ocorre anualmente.

INTERCÂMBIO - A expectativa dos organizadores do evento é que a troca de experiências provoque uma aproximação entre as esferas federal, estadual e municipal, possibilitando intercâmbio técnico e econômico. No encontro também deve ser acertada a fundação de uma organização não governamental que será responsável pela promoção e gestão dos contatos entre os estados.

Também estarão presentes o presidente da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa), João Luis Ribas, o superintendente do Sebrae Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro, o presidente do Centro Internacional de Negócios da Fiemt, Gavur Kirst, o superintendente regional do Banco do Brasil, Dan Conrado, o secretário adjunto de políticas econômicas tributárias de Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Marcel Souza de Cursi, o representante da Caixa Econômica Federal, Edir Soares, e o diretor de pesquisa da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Antonimar Marinho Santos.

PROGRAMA - O MT Regional é um programa de Governo, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), que visa a atuação conjunta de todas as secretarias de Governo no desenvolvimento de cadeias produtivas em regiões do Estado. Esse ano, o programa está sendo desenvolvido com as regiões de Juína (com as cadeias produtivas de bovinocultura de corte, café, turismo, mineração e madeira), Baixo Araguaia (piscicultura, turismo, bovinocultura de couro e de leite), Baixada Cuiabana (piscicultura, mandioca, turismo, horticultura) e Alta Floresta (madeira, café, turismo e bovinocultura de couro e de leite).

As secretarias acreditam que o evento vem de encontro ao que o Governo se propõe: a diminuição das desigualdades regionais e a otimização de recursos e orçamentárias. Isso será feito por meio de programas para pequenos produtores com ênfase em associativismo e cooperativismo.

Veja a PROGRAMAÇÃO

Workshop “Programas de Desenvolvimento Regional Integrado das Regiões e Territórios Brasileiros”

06 de Julho – Terça-feira

08:00 h Solenidade de Abertura

Painel Integrado sobre Desenvolvimento Regional:

08:30h às 9:00h Palestra: Políticas de Desenvolvimento Regional Ministério da Ciência e Tecnologia.

09:00h às 09:30h Palestra: Políticas de Desenvolvimento a Partir dos Territórios Brasileiros Ministério do Desenvolvimento Agrário.

09:30h às 10:00h Palestra: Política Nacional de Desenvolvimento Regional – P.N.D.R. Ministério da Integração Nacional.

10:00h às 10:30h Palestra: Políticas de Desenvolvimento do Agronegócio Regional Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

10:30h às 11:00h Palestra: Políticas de Desenvolvimento Agrícola Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

11:00h às 12:00h Debate

14:00h Apresentação de Casos de Projetos de Desenvolvimento Regional: Mato Grosso; Paraná; Ceará; Bahia; São Paulo; Mato Grosso do Sul; Goiás.

17:30 h Encerramento.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378895/visualizar/