Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Quinta - 25 de Outubro de 2012 às 06:29
Por: Kamila Arruda

    Imprimir


O novo prefeito de Cuiabá deve ser conhecido até às 20 horas de domingo (28). O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cooptou reforço tecnológico para garantir maior agilidade no procedimento de totalização de votos.

Equipamentos de transmissão via satélite e computadores que foram utilizados no primeiro turno - em lugares de difícil acesso nas cidades do interior do Estado - serão utilizados na Capital.

“São equipamentos de comunicação que irão permitir que, mesmo diante de uma grave dificuldade, os boletins com os resultados das urnas sejam encaminhados para a central de totalização com a maior rapidez possível”, garantiu o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Ailton Lopes Junior.

A tecnologia que atendeu pequenos vilarejos do interior do Estado, agora, será distribuída para várias localidades da Capital, tanto na área periférica quanto na área central da cidade. Foram esses métodos que permitiram que a Corte Eleitoral divulgasse resultado do pleito de alguns municípios em tempo recorde.

O coordenador de Sistemas Eleitorais, Carlos Henrique Cândido, ainda acrescenta que em diversas sessões será empregado o JE Connect. Com ele, a transmissão dos boletins de urna será feito por uma conexão segura de internet.

“A maioria dos boletins de urna será transmitida dos próprios colégios eleitorais para a central de totalização. Isso vai permitir que tenhamos o resultado oficial do segundo turno bem antes do horário em que encerramos a eleição do primeiro turno”.

Desta forma, para que o sistema funcione corretamente, o Tribunal ofereceu curso de capacitação para diversos servidores da área administrativa do órgão. Eles serão os responsáveis pela transmissão dos boletins das urnas instaladas nas escolas e outros locais de votação.

Segundo Ailton, será um esforço concentrado para garantir a agilidade do segundo turno.

“Teremos mais de 30 servidores do TRE trabalhando nas escolas quando as eleições forem encerradas às 17 horas. Eles terão a missão específica de encaminhar os boletins de urnas para a central de totalização”.

No primeiro turno, a expectativa era de que o resultado saísse antes das 21 horas. Contudo, por conta da não-comunicação da situação jurídica do candidato a vice na chapa encabeçada pele vereador Lúdio Cabral (PT), Francisco Faiad (PMDB), por parte do TRE ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a apuração atrasou mais de duas horas.

O fato chegou a ser alvo de ação por parte da coligação petista. Além de pedir explicações quanto ao “apagão” que fez com que, no primeiro momento, seus votos não fossem computados, eles também pediram a suspeição da juíza responsável por comunicar o TSE.

A Justiça Eleitoral esclareceu os fatos, e apresentou todos os relatórios de urna a assessoria jurídica do candidato petista, que se deu por satisfeito e desistiu da ação.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/38023/visualizar/