Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Maio de 2004 às 09:02

    Imprimir


O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) entregou nesta quinta-feira (27), três computadores à Prefeitura Municipal de Paranatinga, para doação em escolas públicas do município. O diretor Geral da Casa, Marcelo Bianchini - em nome do presidente Ary Leite de Campos - fez a entrega dos computadores a vereadora Valéria da Silva Nicola, que, na ocasião, representava o município. Também participaram da cerimônia, o líder do departamento de Informática, Olavo Lage, e o coordenador do Projeto Cidadão, Jaime Carlos Kreutz.

A doação faz parte do Projeto Cidadão, criado pelo TCE, que tem por objetivo dar condições para que alunos e professores de escolas públicas do Estado de Mato Grosso tenham acesso à aprendizagem operacional de computadores. A entrega desses três computadires, como explica o diretor Marcelo Bianchini, irá beneficiar as seguintes entidades: Escola Municipal de Ensino Fundamental "3 de maio"; Escola Municipal de Ensino Fundamental "Rui Barbosa" e o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Paranatinga.

Para Marcelo Bianchini, o Projeto Cidadão é motivo de muito orgulho, pois o Tribunal de Contas de mato-grossense é pioneiro nesse trabalho. Segundo ele, o Governo Federal criou um programa semelhante e o seu lançamento será no próximo sábado, 29, em São Paulo. "O nosso projeto está sendo executado desde o ano passado e foi acolhido pela gestão do presidente Ary Leite de Campos. Essa foi a nossa primeira entrega. Vamos continuar a apoiar a inclusão digital, porém, de acordo com as condições da Casa".

Conforme a vereadora Valéria Nicola, a solicitação de doação foi feita, no mês de março, diretamente ao presidente TCE e com esse material a Prefeitura de Paranatinga pretende propriciar aos alunos e professores a inclusão digital.

Na oportunidade, em nome da Prefeitura, a vereadora entregou Moção de Aplausos ao diretor Marcelo, ao líder Olavo Lage e ao coordenador do Projeto, Jaime Kreutz. "É uma forma de mostrar o nosso reconhecimento, já que esta gestão nos acolheu por meio do Projeto Cidadão e continua gerando bons resultados", disse Valéria Nicola.

Segundo Kreutz, que também é funcionário do TCE, os computadores - composto por CPU, monitor, teclado e mouse - foram liberados pelo departamento de Informática por serem máquinas já inadequadas para atender aos serviços do órgão, mas que seriam úteis para uso das escolas. "São computadores em bom estado, no entanto, atualmente, não atendem às necessidades do Tribunal". Ele, ainda acrescenta que: "Essa doação foi realizada sem qualquer ônus ao TCE. Buscamos parcerias na iniciativa para troca de alguns componentes necessários à adequação dos computadores"

. A primeira edição do Projeto Cidadão ocorreu em outubro de 2003, quando foram contemplados 2.770 alunos dos ensinos fundamental e médio e 77 professores, da Escola "Fernando Leite de Campos", de Várzea Grande. Na ocasião, o Tribunal fez a doação de 11 computadores e várias apostilas. Todos os equipamentos disponibilizados possuiam software básico e interativo (nível básico e avançado).

Para o presidente do TCE, conselheiro Ary Leite de Campos, fornecer essas ferramentas para quem não tem acesso ao conhecimento da era digital é uma responsabilidade social da qual o órgão não quer se omitir. "Ao disponibilizar essas máquinas, mesmo que poucas, estamos cumprindo um papel social que pode fazer a diferença para aqueles que não têm nada", destacou o presidente.

Ainda conforme Ary Leite, a intenção do Tribunal é, sempre que dispuser de equipamentos ou bens móveis, realizar doações que possam ajudar entidades carentes ou escolas públicas, que não possuam acesso à informática. Dessa forma, estará promovendo a melhoria da formação do cidadão mato-grossense.




Fonte: Assessoria/TCE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382484/visualizar/