Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Quinta - 18 de Outubro de 2012 às 21:02
Por: Jonas da Silva

    Imprimir



Blogueiro alerta Ministério Público do Maranhão sobre fraude de institutos


Blogueiro alerta Ministério Público do Maranhão sobre fraude de institutos (Foto: Blog Gilberto Léda)


Três novos institutos que fizeram registro de pesquisas esta semana para o segundo turno em Cuiabá são suspeitos de fraude. O Instituto Realidade, Full Marketing Instituto e Rose Mary Moreno de Araújo ou Consult Assessoria, Marketing e Pesquisa fizeram registro quase que simultaneamente na segunda-feira. Um detalhe chama atenção: Rose Mary é esposa do dono do Instituto Realidade.

Uma outra curiosidade a mais que chama a atenção é que os três institutos têm sede em Presidente Prudente, cidade do oeste paulista que faz fronteira do Estado de São Paulo com Mato Grosso do Sul.

O alerta sobre a fraude de institutos foi feita pelo blogueiro Gilberto Léda, de São Luís, Maranhão, já no domingo passado. Tal como aqui, lá os institutos fizeram registro no mesmo dia. Em um post intitulado "Atenção, MPE! Fraude em pesquisas à vista". É ele também que alerta que o proprietário do Realidade é réu com processos judiciais transitados e julgados por fraude em pesquisas em São Paulo.

Rose é o nome da esposa do dono do instituto Realidade. Cerca de 20 pesquisas foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esta semana para realizar pesquisa de campo em Cuiabá. A quantidade é tanta que fonte do Olhar Direto afirma que já há inflação de pesquisadores na abordagem de eleitor. Em alguns casos, diz, a pesquisa é feita sem critério, com entrevista de quem não é eleitor.

O blogueiro cita dois casos de pequenos municípios do interior de São Paulo (Pirapozinho e Santo Anastácio). Diz ele: "Em 1998 Otílio foi condenado a prisão por injúria na propaganda eleitoral. O TRE/SP determinou a expedição de mandato de prisão que foi suspensa por um habeas corpus no TSE".

A reportagem tentou falar com a direção dos institutos com os números que obteve das empresas, mas os telefones são inexistentes ou não atendem. Em alguns deles, foram deixados recados.


Atualizada às 21h21






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/38432/visualizar/