Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Abril de 2004 às 11:50
Por: Henry Falbo

    Imprimir


Desde a semana passada o Instituto Mato-grossense de Metrologia e Qualidade Industrial (Immeq) está fazendo parte da ação conjunta de fiscalização dos combustíveis comercializados no Estado.

A ação conjunta envolve a Secretaria de Fazenda que assinou convênio de cooperação técnica e operacional com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e também o Corpo de Bombeiros.

A meta é normalizar comércio de combustíveis em Mato Grosso, estabelecendo condições igualitárias no mercado para as empresas que exploram a atividade e, conseqüentemente garantia de produtos de boa qualidade para o consumidor, na medida certa.

Rogério Henrique, Gerente Metrológico do Immeq, explica que ao Instituto cabe a fiscalização da parte metrológica das bombas de combustíveis. Segundo ele o Immeq verifica se a bomba não esta com vazão abaixo do previsto em lei, que permite uma tolerância de até 0,5%. "Se o consumidor comprar 20 litros de combustíveis, é tolerável que a bomba dê vazão a, no mínimo, 19 litros e 900 ml. Abaixo disso o consumidor estará sendo lesado e o proprietário do posto será autuado", esclarece.

Nesta ação conjunta o Immeq verifica ainda as questões de segurança em relação as bombas medidoras. Os fiscais conferem se não há vazamentos e se a fiação não está exposta.

Desde o início da ação o Immeq já expediu 4 autos de infração para postos em Cuiabá. Segundo Rogério por dois motivos: bombas sem o lacre do Immeq/Inmetro e com vazão abaixo o permitido.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386701/visualizar/