Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 06 de Abril de 2004 às 19:10
Por: Lygia Lima

    Imprimir


A equipe da Regional da Fema do Sul de Mato Grosso esteve hoje à tarde na Usina Pantanal para checar a denúncia feita pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra de que teriam sido jogados cerca de 200 caminhões de cana-de-açúcar na nascente de um córrego o que estaria causando o assoreamento da nascente e ainda a contaminação da água utilizada pelos integrantes do movimento.

O gerente regional da Fema, Manoel José da Silva, o Maninho, afirmou que na encosta de uma erosão que dá acesso a nascente de um córrego, que ele ainda não sabe precisar qual é, tem muita cana-de-açucar amontoada, e que se descer até a nascente vai assorea-la.

"O maior problema que a equipe constatou é a erosão que chega a ter até 60 metros de largura, causada provavelmente por desmatamento irregular, e junto a isso soma o grande volume de cana que foi jogado no local", avaliou.

O gerente da Fema acredita que na semana que vem o relatório técnico deve ficar pronto, para isso eles terão que utilizar imagens de satélite para precisar qual o córrego que está em vias de ser assoreado pela ação da Usina. "Provavelmente iremos notificar a empresa para que retire do local a cana que esta na encosta e a queime em outro local, porque se ela entupir a nascente o prejuízo ambiental será imenso", adiantou.




Fonte: 24 Horas News/Jaciara

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386749/visualizar/