Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 25 de Janeiro de 2014 às 08:18
Por: Marlenne Maria com Gilvan Melo

    Imprimir


O assunto foi tratado em reunião realizada nesta semana com moradores e lideranças do Distrito. Uma comitiva formada pelo Diretor do SAMAE Wesley Lopes, pelo Vice-prefeito José Pereira Filho e pelo servidor do SAMAE Gilmar visitou o Distrito de São Jorge onde há dificuldades de abastecimento de água e as duas minas que abastecem a Gleba Triângulo.

De acordo com Wesley Lopes o grande problema na Gleba Triângulo é que as minas não comportam no período de estiagem, abastecer a população local. Ele destacou que agora, com a chuva, a quantidade de água já está atendendo a necessidade, mas há dificuldade com a coloração da água. “Já determinamos que o problema seja identificado para encontrarmos a solução. Quando fizemos a visita, a mina estava cheia e a água muito limpa. Então ficamos na dúvida, já que havia chovido o dia inteiro e a água estava limpa. Não conseguimos identificar ainda o problema, mas estamos verificando”, disse Wesley.

A dificuldade com a produção de água no Distrito na época de estiagem vem de longa data e segundo Lopes, já está em andamento projeto para a construção de poço artesiano. “Existe o risco, porque é uma região difícil, mas vamos fazer um estudo geológico antes, um serviço profissional, para atender a necessidade daquela comunidade”, afirmou o diretor.

Outros problemas em relação ao abastecimento de água estão sendo identificados na Gleba Triângulo. Segundo Wesley Lopes há pessoas que recebem abastecimento de água e não tem cadastro e há também pessoas que fazem ligações clandestinas. “Vamos identificar e encaminhar à polícia, porque é crime”, disse.

Outra situação é o abastecimento de água para animais. “Entendemos a necessidade da população, mas não cabe ao SAMAE resolver este problema do abastecimento de água para animais. Já é difícil abastecer para o consumo do ser humano”, disse Wesley.

Ele agradeceu ao morador Walfrido e todos que receberam a equipe do SAMAE para conversar sobre os problemas enfrentados. “Fomos ouvir a população para entender estas demandas e buscar soluções”, destacou.

TAXA DE COLETA DE LIXO NA TRIÂNGULO – Outro problema na Gleba Triângulo é a cobrança da taxa de coleta de lixo. Segundo Wesley Lopes, na vila onde mora a maioria das pessoas o serviço é oferecido. “Temos uma empresa que faz a coleta no Distrito de São Jorge, na Gleba Triângulo e no Antônio Conselheiro nos pontos onde há escolas. A taxa é cobrada dos moradores onde o serviço está disponível”, confirmou ele.

No entanto, a taxa acabou sendo cobrada também dos proprietários de sítios, que não tem serviço de coleta de lixo, por causa da mudança do sistema, que acabou incluindo a taxa em todas as contas de água no Distrito. “Onde não há disponibilidade do serviço a taxa vai ser excluída. O pessoal da Gleba Triângulo que não esteve na reunião pode ficar tranquilo e procurar o SAMAE. Vamos verificar o endereço e se estiverem na área rural da Triângulo, a taxa de coleta de lixo vai ser excluída e inclusive se já pagou algum valor vai ser devolvido”, afirmou Wesley Lopes.





Fonte: Rádio Pioneira

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/388214/visualizar/