Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 28 de Janeiro de 2014 às 17:14
Por: Wesley Santiago

    Imprimir


Edson Rodrigues/Secopa

O governo do Estado resolveu criar um escritório de gerenciamento de projetos para garantir que os compromissos feitos com a Fifa sejam executados. A informação foi publicada no Diário Oficial que circula nesta terça-feira (28). Secopa afirma que decreto é apenas uma oficialização do que já existia.

Não são apenas os atrasos que preocupam o governador Silval Barbosa (PMDB). A má qualidade das obras também está sendo motivo de grande dor de cabeça para o gestor. Já aconteceram vários problemas em intervenções entregues há pouco tempo como: infiltrações, buracos, falta de iluminação, entre outros fatores.

Um dos exemplos é o viaduto da UFMT – Jornalista Clóvis Roberto. Quando chove em Cuiabá o local se torna praticamente um lago já que a água fica acumulada na pista, próximo a cabeceira do viaduto. Vale lembrar que a obra foi entregue parcialmente com a premissa de melhorar o trânsito.

“Considerando a necessidade de melhorar a qualidade e garantir a execução exitosa dos projetos especiais do Governo do Estado, por meio da aplicação de boas práticas em gerenciamento de projetos”, diz parte do decreto publicado no Diário Oficial. O escritório será vinculado à Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).

A assessoria de imprensa da Secopa informou ao Olhar Copa que esta foi apenas uma formalização do que já existia: “Desde que a Agecopa foi extinta e a Secopa foi criada já existe uma equipe que gerencia estes projetos. Eles já vem trabalhando desde outubro de 2011 acompanhando o ‘Fan Fest’, obras, revitalizações, tudo que está ligado a Copa”.

Este escritório será dividido em pastas. A EGP Central, que estará vinculada à Secopa, cuidará das questões de obras da Copa do Mundo de 2014. As setoriais atuarão em diversas secretarias do governo.

Os objetivos da pasta são: definir, uniformizar e defender padrões, processos, métricas e ferramentas de gerenciamento de projetos; oferecer serviços de gerenciamento, treinamento e documentação de projetos; garantir o alinhamento das iniciativas à estratégia organizacional; apoiar a alta gestão com relatórios e informações executivas.

Além disso, ainda vai: monitorar e acompanhar a resolução de problemas e o aproveitamento de oportunidades; prover ações de melhoria contínua nas práticas de gestão de projetos; fornecer apoio ao planejamento e controle de projetos, assumindo o gerenciamento de determinados projetos considerados estratégicos.

A pasta também poderá firmar parcerias com pessoas físicas e jurídicas de direito publico e privado que resolvam patrocinar projetos sem ônus financeiro ao Estado. A ação é uma espécie de troca de favores, enquanto as empresas patrocinam fornecendo produtos e serviços, o governo dá em troca uma promoção publicitária institucional durante e depois do Mundial. Após a extinção da Secopa, o escritório ficará aos cuidados da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan).





Fonte: Olhar Copa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/388483/visualizar/