Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sábado - 13 de Outubro de 2012 às 16:22

    Imprimir


A Executiva Nacional do PSB se reuniu nesta quarta-feira, 10 de outubro, em Brasília, para fazer um balanço das eleições municipais. A legenda, presidida pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, foi a que mais cresceu no último pleito. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido passará a comandar 436 municípios conquistados no primeiro turno, 125 prefeituras a mais que atualmente. O número pode ser ainda maior dependendo do desempenho dos socialistas no segundo turno.

Em Mato Grosso, o PSB conquistou 10 prefeituras e 12 vices. Os números representam, respectivamente, um crescimento de cinco vezes no total de prefeitos e 33,33% de vice-prefeitos.

Satisfeito com o resultado das urnas, o presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro em Mato Grosso, deputado federal Valtenir Pereira, avalia como positiva a atuação da sigla no pleito municipal. "Tivemos um resultado muito satisfatório nessas eleições. Mas a intenção é continuar promovendo o crescimento do partido no estado. Como sempre digo, somos mais de fazer do que de falar e esse resultado é prova disso", destacou o parlamentar.

O PSB nacional também comemora o crescimento no número de vereadores. Saltou de 2.956 para 3.556, um crescimento de 20,30%. Mato Grosso saltou de 53 para 78 vereadores eleitos em 2012, representando um crescimento de quase 50%.

De acordo com secretário nacional do partido, Carlos Siqueira, o PSB foi também o partido que registrou o maior crescimento nessas eleições em eleitorado a governar a partir de 2013. A sigla também alcançou o maior índice de reeleição. Foram reconduzidos 71% dos Prefeitos, contra uma média nacional de 50%.

O vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, acrescentou que a grande vitória foi no campo político. “É a sociedade dizendo que temos um projeto, temos cara, somos autônomos”, destacou sobre o amadurecimento do PSB.

Segundo turno

O partido está na disputa do segundo turno em três capitais – Cuiabá (MT), com Mauro Mendes, Fortaleza (CE), com Roberto Claudio, e Porto Velho (RO), com Mauro Nazif. O PSB também segue concorrendo em quatro cidades-pólo: Duque de Caxias (RJ), com Alexandre Cardoso, Petrópolis (RJ), com Rubens Bomtempo, Uberaba (MG), com Antônio Lerin, e Campinas (SP), com Jonas Donizette.

Em Cuiabá, o candidato do PSB, Mauro Mendes teve o maior número de votos no primeiro turno, com 43,96% dos votos válidos e concorrerá no próximo dia 28 de outubro com o candidato do PT.

De acordo com Eduardo Campos, o PSB agora vai trabalhar para garantir que os candidatos do partido que seguiram para a disputa no Segundo Turno sejam eleitos. “Vamos destacar companheiros da direção nacional para acompanhá-los e participar intensamente de suas campanhas até o dia 28, data em que ocorrerá a votação”.

Seminário

O momento positivo de crescimento que vive o partido será complementado em novembro, por um grande seminário com os prefeitos eleitos. O objetivo do encontro será delinear as medidas necessárias diante dos quadros recebidos das gestões anteriores, de forma a inserir nas administrações os programas do PSB.

Confira abaixo a relação dos prefeitos eleitos em Mato Grosso:

Campinápolis - Jeovan Farias
Canabrava do Norte - Valdez Viana
Luciara - Faustinho
Nova Guarita - Chico da oficina
Novo Mundo - Hélio
Pontal do Araguaia - Divina Oda
Porto dos Gaúchos - Baixinho Piovesan
Rosário Oeste - João do Ouro Verde
Santa Cruz do Xingu - Marcos de Sá
São José dos Quatro Marcos - Carlos Bianchi






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/38849/visualizar/