Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 30 de Janeiro de 2014 às 10:04
Por: Darwin Júnior

    Imprimir


Darwin Júnior - Olhar Copa
Complexo da Salgadeira: obras de revitalização têm início
Complexo da Salgadeira: obras de revitalização têm início

Dois dias depois de o Olhar Copa noticiar que Mato Grosso estava esquecendo o legado do turismo (veja matéria), tiveram início as obras de revitalização do Complexo Turístico da Salgadeira, localizado a cerca de 45 quilômetros de Cuiabá. O terminal que foi interditado há três anos e meio, pode ser entregue ao Governo do Estado até junho deste ano para que sirva de atração aos turistas que vierem a Cuiabá para assistir aos jogos da Copa do Mundo.

Com a finalidade de ver pronto o terminal até a Copa, o Governo está investindo R$ 6,3 milhões na recuperação do complexo e em áreas do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. A nova obra será de acordo com os critérios de sustentabilidade ambiental oferecendo um ponto de apoio ao turismo, com restaurantes, posto policial, lojas de artesanato, Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e estacionamento para 85 carros.

O Complexo da Salgadeira foi interditado em setembro de 2010, devido ao impacto ambiental provocado pelo uso desordenado da área. O objetivo com essas obras é tornar o terminal viável.

O secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Jairo Pradela afirmou que “está sendo executado o programa de recuperação de área degradada para evitar que os danos ao meio ambiente não se tornem irreversíveis”. Segundo ele, “o objetivo é promover a gestão desse importante atrativo turístico de Mato Grosso com base na sustentabilidade dos recursos naturais, na manutenção adequada dos espaços, na oferta de acessibilidade, no respeito, na convivência harmônica, na disseminação do conhecimento científico e cultura”.

Embora só agora, a 133 dias para a abertura da Copa, os trabalhos de revitalização tiveram início, o Governo aposta na entrega do complexo em tempo. Depois de visitar o local, o secretário do Turismo se afirmou confiante de que, apesar do prazo para a realização da obras seja de oito meses, será possível acelerar os trabalhos para a conclusão até a Copa. 

“Vimos que é possível acelerar a obra e entregar totalmente ou parte dela no início de junho”, disse Pradela. Ele também informou que a Sedtur analisa um modelo de gestão do complexo turístico que caminhará em paralelo às obras: “já começamos os estudos de viabilidade econômica para posteriormente realizarmos o processo licitatório”, informou.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/388587/visualizar/