Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 04 de Fevereiro de 2014 às 19:25
Por: LAÍSE LUCATELLI

    Imprimir


Mídia News
Taques e Fagundes: problemas começaram com articulação para o PR se aliar ao PDT
Taques e Fagundes: problemas começaram com articulação para o PR se aliar ao PDT

Oito dos nove partidos da base governista decidiram pressionar o senador Blairo Maggi (PR) para que ele ponha fim às articulações para apoiar a possível candidatura do senador Pedro Taques (PDT) ao Governo do Estado. 

Segundo as informações, a proposta foi do deputado estadual José Riva (PSD).

Em reunião na noite de segunda-feira (3), no edifício onde mora o deputado federal Carlos Bezerra, presidente regional do PMDB, os governistas demonstraram rejeição a uma coligação que tenha Taques como cabeça-de-chapa.

Participaram da reunião representantes do PMDB, PT, PSD, PR, PP, PROS, PC do B, PSC e PRB. 

Ficou definido que o deputado federal Wellington Fagundes (PR) agendará um encontro do grupo com Maggi para tratar da questão. 

Apesar de ter concordado com a missão, Fagundes observou, na reunião, que o PR não poderia fechar questão sobre rejeitar Taques, e pediu um tempo para o partido definir como proceder.

Fagundes, ao lado de Maggi, seria o principal responsável pela aproximação do PR com o PDT, já que tem planos de se candidatar ao Senado, e uma aliança com Taques poderia viabilizar esse projeto. 

Outra tese em discussão seria a de que Maggi indicaria sua esposa, a ex-secretária de Assistência Social Terezinha Maggi, para ser candidata a vice-governadora na chapa de Taques.

“Acredito que essa tese do PR de apoiar o Taques cairá por terra, mesmo que venha a ter apoio nacional, pois oito partidos governistas aqui no Estado são totalmente contra apoiá-lo. O perfil do Taques assusta, de certo modo, o grupo governista. Além disso, em um eventual Governo dele, ele teria que acomodar o PPS e o PSB, entre outros, o que dificulta a divisão de cargos com os outros partidos”, observou uma fonte que participou da reunião.

Ampliação do grupo

O grupo governista pretende, ainda, esvaziar o palanque dos oposicionistas, cooptando o apoio do PTB e do DEM. 

O primeiro está em negociação avançada para apoiar a candidatura de Taques, enquanto o segundo está em crise com ele. 

Apesar de os nove partidos não estarem todos presentes no Governo de Silval Barbosa (PMDB), o grupo tem em comum a decisão de apoiar a reeleição de Dilma Rousseff (PT) – enquanto Taques demonstra resistência em abrir o palanque para a presidente. 

Pesquisa

Foram definidos, também, os nomes que participarão da pesquisa qualitativa que será realizada pelo Ibope para que o grupo avalie o perfil dos candidatos majoritários. 

Para a disputa ao Senado, apenas dois nomes serão avaliados: Wellington Fagundes e Silval Barbosa. 

Para a disputa a governador, serão avaliados o conselheiro Antônio Joaquim (que estuda se filiar ao PMDB), o juiz federal Julier Sebastião da Silva (que pode se se filiar ao PT), o ex-vereador Lúdio Cabral (PT), o vice-governador Chico Daltro (PSD), o produtor rural Eraí Maggi (PP) e o pecuarista Maurição Tonhá (PR).





Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/389016/visualizar/