Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 09 de Fevereiro de 2014 às 11:11

    Imprimir


Em visita a Secretaria Estadual de Saúde na última quinta-feira, dia 05, o deputado Ademir Brunetto (PT) foi em busca de algumas reivindicações para os municípios do estado de Mato Grosso. Após um ano conturbado com diversos problemas na saúde pública do estado o que culminou no afastamento do antigo secretário de estado de Saúde Mauri Rodrigues, o parlamentar foi verificar o que será feito este ano no que se refere aos repasses das verbas para a manutenção dos hospitais regionais e PSFs em todo o estado.

Brunetto tem acompanhado as dificuldades que os profissionais e usuários dos hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS vem enfrentando e levou uma série de reivindicações dos servidores da área ao Secretário Jorge Lafetá.

Na oportunidade, o parlamentar também foi buscar informações sobre o programa do governo federal que destina a distribuição de ambulâncias para os municípios brasileiros e verificar se existe alguma listagem de quais cidades mato-grossenses estão previstos para receber estas unidades móveis para os próximos meses. Segundo Lafetá, a secretaria está fazendo um levantamento dos municípios onde haja mais demandas.

Para o parlamentar a ambulância é imprescindível para que as ocorrências sejam feitas com sucesso. “Com mais ambulâncias, o atendimento de urgência e emergência será melhorado e consequentemente mais vidas serão salvas” lembrou o parlamentar que aguardará um levantamento da Secretaria.

OUTRAS DEMANDAS

Acompanhado do vereador, Leandro Martins dos Santos, de Campo Novo dos Parecis, o deputado aproveitou a ocasião para discutir os problemas enfrentados pelo hospital municipal da cidade que está sobrecarregado devido ao atendimento de vários outros municípios da região. De acordo com o parlamentar, o atendimento a população sofre com a precariedade da unidade que vive lotada. Além disso, o hospital está praticamente sem condições de continuar atendendo a população de diversos municípios vizinhos que procuram em Campo Novo um atendimento de maior complexidade.

Para conferir a situação o deputado convidou o secretário de Saúde Jorge Lafetá para visitar a unidade e verificar ‘in loco’ a real situação da unidade hospitalar. Após essa visita uma reunião deverá ser marcada para discutir soluções como: um convênio para atender o município, ou até mesmo a possibilidade da unidade municipal passar a ser custeada pelo Estado visto que a região não conta com um Hospital Regional. “É preciso estudar a demanda reprimida e as necessidades dessa região,”, frisou Brunetto.

Outra sugestão que o deputado fez e que será encaminhada para a Secretaria via requerimento são a necessidade de se fazer mutirões cirúrgicos de baixa complexidade para atender demandas regionalizadas. “Através de mutirões, pessoas que aguardam meses ou até mesmo anos por uma cirurgia relativamente simples sejam atendidos rapidamente. A ideia é que pacientes com idade avançada, em mais tempo de espera e com risco de agravo do seu problema sejam atendidos rapidamente.

Segundo o Lafetá, para o ano de 2014 a secretaria tem inúmeras missões a cumprir. Mato Grosso vai sediar o maior evento esportivo a Copa do Mundo 2014, e a Gestão tem se preocupado em formular e por em prática várias ações das três áreas de atenção do Sistema Único de Saúde(primaria, secundária e terciária), e para tanto estamos trabalhando com as equipes técnicas , na reorganização das redes de Serviços, além de estabelecer ações estratégicas nas áreas das vigilâncias(sanitária, epidemiológica e ambiental).

Brunetto disse acreditar que as mudanças e a reestruturações serão para melhores.”Vamos aguardar até o fim deste trimestre para verificar efetivamente o que o governo tem feito para melhorar a qualidade e a abrangência do serviço e os investimentos necessários para deixar o atendimento mais próximo do que a população exige”, disse o parlamentar após o encontro.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/389318/visualizar/