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Domingo - 02 de Março de 2014 às 22:19

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Com o avanço das obras de mobilidade urbana motivadas pela realização da Copa do Mundo, aumentam os pontos de conflito
Com o avanço das obras de mobilidade urbana motivadas pela realização da Copa do Mundo, aumentam os pontos de conflito

Uma média de 200 ligações são feitas diariamente para o disque-trânsito, lançado há pouco mais de 10 dias, em Cuiabá. Entre os principais motivos que têm levado o cuiabano a buscar o serviço estão veículos estacionados em calçadas, trafegando na contramão ou estacionados em vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiências. 

“O trânsito tem passado por uma série de intervenções, sobretudo com o avanço das obras de mobilidade urbana e isso tem gerado muitas dúvidas e alguns pontos de conflito na cidade. Em razão disso, criamos o disque-trânsito para sanar problemas pontuais”, comentou o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), Thiago França. 

Para utilizar o serviço, basta ligar para o número 118. Por meio deste número, o cuiabano pode ajudar o poder público municipal a fiscalizar o trânsito na cidade, informar sobre a ocorrência de engarrafamentos, semáforo com defeito, falta de sinalização e obter informações sobre vias interditadas e a melhor rota alternativa. A ligação é gratuita. 

Conforme França, a ideia é garantir a fluidez no trânsito da capital. “É justamente para a gente poder garantir um pouco mais de mobilidade e segurança à população em caso da necessidade da presença de um agente de trânsito para administrar ou operar o tráfego, como no caso do não funcionamento de um semáforo”, exemplificou. “Nossos agentes estão preparados para atender a demanda. Temos até uma equipe volante, que se desloca imediatamente para o local com o intuito de sanar a irregularidade e garantir o fluxo para o condutor”, acrescentou. 

França explica que as ligações são recebidas por uma central específica, instalada pela SMTU. Após, a demanda é repassada para o agente de trânsito, que irá até o local citado. Porém, o serviço tem como foco os casos pontuais. 

“O disque-trânsito é para questões pontuais, como um semáforo com defeito, rota alternativa que foi criada ou acidente de trânsito, que precisa ser sanado de maneira urgente. Nestes casos, o agente se dirige imediatamente para o local para identificar o problema e dar a resposta eficaz e eficiente o mais rápido possível”, comentou. “No caso de grandes modificações no trânsito ou de grande impacto estrutural deve-se procurar a Ouvidoria, que continua funcionando por meio do 0800-65-1517”, orientou o secretário. 

O serviço também serve como uma ferramenta de apoio aos usuários do transporte coletivo. Por meio do 118, os passageiros podem buscar informações sobre horários e itinerários ou fazer reclamações, por exemplo, sobre atrasos nas viagens dos ônibus. 

Nas ruas da cidade, a população aprova a medida. “É uma ideia boa. Na maioria dos pontos a gente não tem informação sobre os horários e itinerários dos ônibus e, muitas vezes, nem mesmo o fiscal sabe dar a informação correta para a gente. Como a ligação é gratuita, com certeza vou usar quando precisar”, disse a estudante Ana Cristina de Souza, 22 anos. 

Outras pessoas ainda desconhecem o disque-trânsito. “Ainda não tinha conhecimento (do serviço), mas acho que é uma boa. Só que tem funcionar. Não adianta o cidadão ligar e não ter a resposta desejada”, comentou o motorista Leomar dos Santos, 42 anos. 

Atualmente, o disque-trânsito funciona das 6h às 24 horas, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, até às 12 horas. A intenção é que o serviço passe a funcionar 24 horas.





Fonte: Do Diário de Cuiabá

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