Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 07 de Março de 2014 às 08:19

    Imprimir


A maioria dos principais líderes do “grupo dos nove partidos” (vinculados à base governista), opta por não comentar sua preferência em relação aos dois nomes aventados pelo PT para a disputa ao comando do Estado no pleito geral. Poucos arriscam desde já manifestações favoráveis, caso do Pros em apoio ao ex-vereador Lúdio Cabral (PT), e o PR, que veladamente demonstra certa simpatia pela construção, nesse cenário, de projeto próprio liderado pelo juiz federal, ainda não filiado ao PT, Julier Sebastião da Silva. Em que pese a avaliação de indicados do PT, o PCdoB observa cenário paralelo com chance de respaldo ao presidente do PSD de Mato Grosso, vice-governador Chico Daltro. O pessedista poderá unificar as siglas da base em projeto que seria fortalecido com a saída do governador Silval Barbosa (PMDB) da chefia do Executivo para postular cargo ele- tivo, em seara ainda indefinida.

No PT, a crise aberta de grupos, divididos entre Lúdio e Julier, vem sendo tratada com extrema cautela pelo presidente, Willian Sampaio. Nesta semana, o diretório munici- pal de Várzea Grande declarou apoio a Cabral. Ontem, o dirigente regional foi enfático ao avisar que este não é o momento para deliberações dos municípios. Acrescentou que o tema está em debate, respeitando a busca de unidade em torno de um nome em chapa consensual, e ouvindo as bases. Essecontexto será avaliado na próxima segunda- feira, em encontro da Executiva regional.

Quando o assunto é o PT, o presidente estadual do Pros, Valtenir Pereira, faz ques- tão de declarar apoio. “O nosso partido caminhará com o Lúdio e esperamos que o PT contemple ele porque tem experiência em dois mandatos de parlamentar por Cuiabá e um histórico de luta pela população”.

Presidente do PMDB, Carlos Bezerra, disse que não irá comentar o tema porque “isso é uma questão interna do PT”. A mesma posi- ção é de Daltro, que também está no páreo para encabeçar chapa majoritária. O PSD tem cartas na manga, como a força política verifi- cada nas eleições de 2012, quando conquistou 39 prefeituras, além de manter domínio sobre representações municipais, leia-se a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Presidente do PCdoB, Aislan Galvão, destaca possibilidade de apoio a Daltro, se confirmado seu nome no leque de siglas governistas, preferindo não comentar preferências pelos nomes aventados do PT, nessa etapa de discussões. Presidente do PP, depu- tado Ezequiel Fonseca, não foi localizado para analisar esse panorama.

O PR, através do secretário-geral, Emanuel Pinheiro, acentua tendência de respaldo ao juiz Julier, se houver consenso entre as siglas aliadas para respaldo a um candidato petista. Pinheiro acredita que Julier concentra, no exercício da magistratura, exemplo de um futuro bom administrador da gestão pública. Sobre Lúdio, disse ser um nome respeitado, “assim como Julier”.






Fonte: Da Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/390796/visualizar/