Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 24 de Março de 2014 às 13:37
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


A Segurança Pública inaugura hoje (24) o Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), na sede da Diretoria da Polícia Judiciária Civil. Trata-se de um convênio com o Ministério da Justiça, com recurso oriundo do Plano Estratégico Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron). O local está sob coordenação da Diretoria de Inteligência. 

Ao total, foram investidos R$ 2,6 milhões com a transferência de tecnologia, softwares, hardwares e todos os equipamentos necessários para o funcionamento do laboratório, incluindo a capacitação dos servidores e a contrapartida do Estado. O Ministério da Justiça é o responsável pela entrega dos equipamentos, treinamento de pessoal e capacitação em técnicas de análise. 

Por meio do LAB será possível a análise de grandes volumes de informações bancárias, fiscais e de outras naturezas, atuando como importante meio na produção de provas da movimentação financeira e tributária das quadrilhas que praticam crimes variados, entre eles o narcotráfico e contra a administração pública.

A Rede LAB foi criada em 2006 por iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) e é coordenada pelo Ministério da Justiça por intermédio do Departamento Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), vinculado à Secretaria Nacional de Justiça. 

Hoje no Brasil há 21 laboratórios e com a unidade de Mato Grosso, subirá para 22. A idéia é que sejam  43 unidades até o final de março de 2015 e 60 até 2016. Em algumas unidades federativas, há mais de um laboratório, como é o caso do Distrito Federal, com cinco, e São Paulo, com quatro.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/391753/visualizar/