Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 25 de Março de 2014 às 12:59

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu estender até sexta-feira (28) o mutirão de cadastramento biométrico dos eleitores de Rondonópolis. 

O objetivo é atingir o total de 80% do eleitorado, conforme determina a Resolução n.º 1267/2013 do próprio TRE. Ela vale para cidades com mais de 100 mil eleitores. Se o percentual não for atingido, o processo de revisão biométrica pode não ser homologado pelo Pleno da Corte. 

Até agora, 109 mil dos cerca de 140 mil eleitores de Rondonópolis participaram da coleta de suas impressões digitais e fotografias para atualização de seus títulos, o que corresponde a 78% do total. 

O mutirão da biometria na cidade, que tem o terceiro maior colégio eleitoral do Estado, enfrentou dificuldades desde o início. Em junho do ano passado, quando os servidores da Justiça Eleitoral já estavam em Rondonópolis há dois meses, apenas 10% do eleitorado havia procurado os postos de atendimento. 

Com uma estrutura para fazer cerca de 600 atendimentos por dia, o mutirão tinha metade de sua capacidade ociosa. O déficit de títulos recadastrados chegou a 12 mil. A principal preocupação à época era com a possibilidade de longas filas quando o prazo estivesse perto do fim, situação que acabou não ocorrendo. 

A procura continua baixa e, por conta disso, a Justiça Eleitoral já desconsidera atingir 100% dos eleitores. É levada em conta a possibilidade de muitos já não residirem mais na cidade, mas não terem alterado seu domicílio eleitoral. 

Para tentar incentivar os eleitores a procurarem os postos de atendimento para realizar o cadastramento biométrico, o TRE chegou a recorrer aos diretórios dos partidos na cidade. Isso porque os candidatos que têm base eleitoral no município também podem sair perdendo com o cancelamento de títulos de eleitor. 

Para o cidadão que não se cadastra, as penalidades são, por exemplo, o impedimento em tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em instituições de ensino superior e obter benefício por meio de programas do governo federal.





Fonte: Do Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/391819/visualizar/