Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Março de 2014 às 07:25
Por: YURI RAMIRES

    Imprimir


Dinalte Oliveira/DC
Declarada como de utilidade pública em 2006, sede da AMA será implantada em área de 3.000 m²
Declarada como de utilidade pública em 2006, sede da AMA será implantada em área de 3.000 m²

A Associação de Amigos do Autista (AMA) de Cuiabá precisa de ajuda. Fundada em julho de 2000, foi declarada como utilidade pública municipal e estadual em 2006, mas desde então lutam pela construção da própria sede. Aos poucos, uma área de 3.000 m² está sendo construída com esforços dos membros da associação e com a ajuda de doações. O autismo é um transtorno definido por alterações, que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, interação social e no uso da imaginação. 

A voluntária Laise Schwarz Capistrano é uma das que luta pela construção e funcionamento do local que será mais que uma sede aos familiares e autistas da cidade. Ela, que vive há 23 anos com o irmão autista, conta que sua rotina é pautada pela rotina dele. 

“Meu irmão mais velho, 25 anos, foi diagnosticado como autista aos dois anos de idade, quando ele parou de falar. Esse diagnóstico aconteceu em Brasília quando ele tinha quatro anos, pois aqui em Cuiabá na década de 1990, não tinha muitos especialistas na área”, lembra. 

Desde então, a família passou a cuidar do desenvolvimento do filho. “Hoje, depois de tanto tempo, já sabemos como conviver. Ele é uma criança. Tem a idade mental de 5, 6 anos. Tem que ter paciência, mesmo que falte de vez em quando. Ele tem muitos atos repetitivos e gosta de rotina. Nas férias, por exemplo, ele fica agitado quando ela é quebrada”, lembra Laise, ao contar que o irmão frequenta uma escola voltada à atenção especial. 

Já seus pais, deixaram a vida social de lado para se dedicar aos cuidados do filho. “É visível que eles abdicaram muita coisa. Eu, como irmã mais nova, tomei o papel da irmã mais velha. Tenho a voz de controle e ele obedece”, explica. 

A associação, segundo Laise serve como um amparo emocional para as famílias que descobrem o autismo, além de um espaço para a recreação dos autistas. Por isso, a finalização das obras no local é um objetivo que Laise e os associados buscam. “Para a primeira fase, precisamos terminar as calçadas de concreto, a grama, além da construção de uma piscina. Por enquanto, estamos levando uma de plástico”, lembrou. Atualmente, a associação possui um barracão coberto, um parquinho e um escritório. Para visitação, o local fica na rua B da Quadra 1 do bairro Paiaguás. 

“Estamos precisando de doações, sejam de qualquer tipo. Materiais de construção, uma piscina ou qualquer outra coisa será bem vinda”, finaliza. Para entrar em contato com a associação, é só procurar pela página da AMA no Facebook. 

DIA DO AUTISMO – Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que se comemora do dia 02, a associação está organizando uma festa em sua sede. Um encontro que servirá para socialização entre autistas, familiares e colaboradores. O local está aberto para todos, em especial novos associados e voluntários. 





Fonte: Do Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/392041/visualizar/