Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 29 de Março de 2014 às 07:38
Por: Angela Fogaça

    Imprimir


A Associação Protetora dos Animais do Município de Sinop (APAMS), entidade sem fins lucrativos, criada com o propósito de lutar pelos direitos dos animais, através de campanhas de conscientização, fiscalização de maus tratos e assistência a animais abandonados corre o risco de fechar. De acordo com a presidente e fundadora, Luciane Chiarello, a situação da entidade, que em agosto completa 10 anos de existência, nunca esteve tão ruim. Desanimada e entristecida com a situação, ela contou ao Só Notícias que o número de voluntários está muito baixo e, as doações, praticamente inexistentes.

Os voluntários ajudam a arrecadar donativos para fazer bazar, tentam apoio de pessoas que possam colaborar financeiramente, ajudam a recolher os animais dando abrigo temporário até que sejam doados, viabilizam atendimentos veterinário, banho, entre outras atividades. A entidade não tem sede, apenas um local temporário, onde atualmente estão 97 cachorros e cerca de 50 gatos. Muitos são recolhidos das ruas, tirados de situações degradantes de maus tratos. Outros são deixados na frente da entidade.

“A faculdade de veterinária fez três castrações uma vez. Nós precisamos de muito mais. Quando os animais ficam doentes, não temos veterinários voluntários. E as pessoas abandonam nas nossas portas muitos animais à beira da morte”, contou ela. Sobre o fato do município não ter um centro de zoonoses, que iria amenizar a carga da Apams, Luciane lamentou. “Nós recebemos uma ajuda do poder público, mas é mínima. Acredito que pela importância do trabalho desenvolvidos poderia ser maior porque se a entidade fechar as portas, o número de animais soltos nas ruas vai representar problemática grande para a prefeitura”, disse ela.

“Muitas pessoas se solidarizam com os animais abandonados, maltratados ou indefesos. Sentem pena. Mas só isso. Não ajudam. Nós precisamos realmente de ajuda, seja material ou física. Temos quatro funcionários para cuidar e tratar de mais de 100 animais”, apela Luciane. A Apams é composta por “salvadores” e foi fundada para resolver “os problemas”, no caso “ajudar os animais que estão velhos, doentes ou abandonados”. Contudo, os membros da Apams não têm nada de diferente das demais pessoas e acreditam que todos são capazes de fazer alguma coisa.

“O trabalho de adoção é a coisa mais preciosa que acontece. São aquelas pessoas que estão dispostas a dar uma segunda chance ao animal abandonado. Para nós, é a coisa mais nobre que um ser humano pode fazer: adotar um animal.  A Apams mais do que nunca precisa de ajuda financeira e de voluntários,  qualquer quantia, qualquer saco de ração, qualquer tipo de ajuda, é bem-vinda”, finalizou.

Para adotar um animal, ligue ou visite a entidade

Associação Protetora dos Animais do Município de Sinop

Av. Cascavel - 169 - Setor Industrial - Telefones:  (66) 9911-1177

Para ajudar financeiramente:

Banco do Brasil

Agência 1180-0 - Conta Corrente: 35277-2 Apams Sinop





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/392140/visualizar/