Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 02 de Abril de 2014 às 19:21

    Imprimir


A informação de que o programa Luz Para Todos deve ser retomado em Mato Grosso foi dada pelo senador Cidinho Santos, nesta terça-feira (01.04), durante pronunciamento no Senado. O parlamentar comunicou que o grupo Energiza comprou a antiga prestadora, a Central Elétrica Mato-grossense (grupo Cemat), e assume o comando no próximo dia 15 de abril.

“Estamos na expectativa para a retomada do Luz Para Todos, que já beneficiou 600 mil pessoas em Mato Grosso e mais de 12 milhões em todo o Brasil”, disse.

No Estado, de acordo com o parlamentar, cinco etapas foram concluídas entre 2004 e 2012, sendo realizadas 122.212 mil ligações, com 60.319 quilômetros de rede construída. Um investimento na ordem de R$ 1,2 bi.

Ainda sem data definida, a sexta etapa do programa deve ser iniciada assim que o Governo Federal efetuar a assinatura contratual com a Eletrobrás.

“Nessa nova etapa estão previstas 5.731 ligações, que devem beneficiar cerca de 30 mil pessoas, com um investimento de 78 milhões reais.Estamos, neste momento, com nossas expectativas frustradas, com famílias rurais aguardando a instalação das redes de energia elétrica em suas casas”, alertou.

De acordo com a Eletronorte, que coordena o Luz Para Todos em Mato Grosso, até 2015 devem ser efetuadas algo em torno de 40 mil ligações elétricas.

Histórico

Segundo pesquisa coordenada pelo Ministério de Minas e Energia, 81% das famílias que receberam a energia através do Luz Para Todos compraram aparelhos de televisão; 78% adquiriram geladeiras; e 62% compraram aparelhos telefônicos e celulares. A maioria das pessoas, ou seja, 93% considera que a qualidade de vida melhorou com a chegada do programa.

Estima-se que foram gerados 439 mil novos postos de trabalho com a execução do programa.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/392445/visualizar/