Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 10 de Abril de 2014 às 22:14
Por: LISLAINE DOS ANJOS

    Imprimir


Com 53,44% das obras concluídas, o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, não estará completamente pronto até à Copa do Mundo, que acontece nos meses de junho e julho.

 Antes, o terminal tinha a previsão de conclusão da obra para, no máximo, este mês.

Segundo balanço divulgado pela Infraero (estatal que administra o aeroporto) e publicado pelo jornal O Globo, na última terça-feira (8), apenas a implantação de duas esteiras de bagagem e a construção de banheiros no desembarque doméstico serão finalizados até o Mundial de Futebol.

Diante da impossibilidade de conclusão do projeto, a Infraero decidiu dividir o cronograma de execução das obras pelas quais é responsável em duas etapas: uma antes e outra após a Copa.

No total, a reforma do aeroporto que atende Cuiabá previa a ampliação do terminal de passageiros, adequação do sistema viário e a construção de estacionamento.

No entanto, a nova sala de embarque internacional prevista no projeto, bem como as novas pontes de embarque e esteiras de bagagem, só serão executadas depois do Mundial de 2014.

Com isso, os turistas deverão passar, na Copa, pela mesma situação enfrentada pela população atualmente: tapumes, "cercadinhos" de obras e estacionamento com falta de capacidade para atender a demanda.

Tony Ribeiro/MidiaNews

Obra está com pouco mais da metade dos serviços concluído Decisão anunciada

A medida de divisão das obras entre os dois períodos já havia sido anunciada em 25 de fevereiro deste ano pelo presidente Infraero, Gustavo do Vale, durante vistoria feita no Aeroporto Marechal Rondon, acompanhando o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco.

Conforme o MidiaNews publicou na ocasião, Vale confessou que nem todas as intervenções previstas no aeroporto seriam finalizadas até o Mundial. 

No entanto, ele afirmou que apenas a parte das obras não consideradas como integrantes do escopo Copa do Mundo ficaria para depois do evento, sem prejuízo à operacionalização do terminal (leia mais AQUI).

“A reforma do terminal antigo, por exemplo, não será necessária para a Copa. Nós estamos acima de 85%. O prazo de entrega nós estamos trabalhando ainda com o final de abril para todo o escopo Copa. Se alguma coisa ficar para depois, vai ser interrompida durante o Mundial e terminará uns dois meses depois da Copa”, disse.

Aeroportos preparados

Na terça-feira (8), Moreira Franco afirmou que, mesmo com atrasos, os aeroportos brasileiros estarão preparados para suportar a demanda de passageiros gerada com a competição da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

MidiaNews

Ministro da Aviação, Moreira Franco: "Não teremos problemas na Copa" O ministro participou de uma audiência pública promovida pela Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, para discutir o andamento das obras no aeroporto.

Na ocasião, ele afirmou que, pela experiência passada do país em receber um grande volume de turistas – principalmente no final do ano –, não há motivos de preocupação por parte do Governo Federal.

“Tivemos mais passageiros circulando no feriado do fim de ano no Brasil do que na Copa, e não teremos problemas”, disse.

Moreira Franco admitiu que apenas a ocorrência de chuvas inesperadas durante o Mundial pode causar algum tipo de atraso ou transtornos aos turistas, não o volume de público.

“Não há previsão de chuvas para a época, mas a única negociação que não conseguimos fazer é impedir a chuva nos dias do mundial”, afirmou.





Fonte: Do Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/393095/visualizar/