Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Abril de 2014 às 15:50

    Imprimir


Roberto Stuckert Filho/PR
A presidente Dilma Rousseff anunciou verba para o BRT cuiabano
A presidente Dilma Rousseff anunciou verba para o BRT cuiabano

A presidente Dilma Rousseff (PT) elogiou a escolha do Veículo Leve sobre Trilhos como modelo de transporte coletivo em Cuiabá e Várzea Grande, durante discurso, na manhã desta quinta-feira (24), após entrega de 638 casas populares do Residencial Altos do Parque II, no Parque Cuiabá.

Defensora do modelo de transporte sobre trilhos, a presidente afirmou que não se investiu o suficiente em trens nas maiores cidades do país.

“Eu tenho muito orgulho de, em parceria com Mato Grosso, estar fazendo o VLT. É fundamental que Cuiabá, que é uma cidade em expansão, não chegue a ter os problemas que as maiores cidades do país têm. Durante anos a fio, não houve investimento em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte”, afirmou Dilma.

“Quando a cidade chega a 5 ou 8 milhões de habitantes, a vida na cidade vira um problema seriíssimo. Porque não se investiu no passado o suficiente em obras por trilhos. O VLT aqui é o início para todo o sistema integrado de transporte que, tenho certeza, que será essencial para essa cidade crescer”, disse.

O modal mato-grossense está sendo construído com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ao custo total de R$ 1,57 bilhão.

A promessa do Governo do Estado é que ele ficará pronto até o final do ano.

BRT na Trabalhadores

Dilma Rousseff anunciou, também, a liberação dos recursos para a construção de um corredor de Bus Rapid Transit (BRT), ligando a Avenida Dante de Oliveira (Trabalhadores) às avenidas Getúlio Vargas e Isaac Póvoas, no Centro de Cuiabá.

A Prefeitura de Cuiabá protocolou projeto de R$ 125 milhões para a construção dessa linha de BRT.

Transtornos das obras

A presidente ainda reconheceu que as obras da mobilidade urbana voltadas para Copa, em especial a do VLT, estão causando transtornos à população, mas tentou passar uma mensagem otimista.

“No início [a obra], é um problema, mas no fim é uma solução. Atrapalha o trânsito, mas resulta num beneficio fantástico ao ser concluída”, disse Dilma, em seu discurso.

“Tenho certeza que essas obras que estamos fazendo em parceria [com o Governo do Estado] são um dos maiores legados para Cuiabá. E não é só por causa da Copa, porque nem todas essas obras têm a ver com a Copa. A maioria dessas obras tem a ver com a vida de cada um dos cuiabanos, com a melhoria do transporte urbano de massa”, completou.

Essa foi a primeira visita de Dilma a Cuiabá após tomar posse como presidente da República.

Após entregar as casas na região do Coxipó, ela visitou a Arena Pantanal e seguiu para a formatura de 460 alunos de 30 cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Cenarium Rural, no Centro Político Administrativo (CPA). Todo o deslocamento será feito de helicóptero.





Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/393905/visualizar/