Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 29 de Abril de 2014 às 14:49

    Imprimir


Representantes de 10 municípios da regional participam do evento aberto na manhã desta 3ª-feira (29) nas dependências do Centro Cultural. Estão presentes representantes de Arenápolis, Barra do Bugres, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, Nova Marilândia, Denise, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Tangará da Serra.

Para a conferência foram convidados também representantes de nove sindicatos, duas associações e uma cooperativa de Tangará da Serra, além do INSS, do Fórum, da Promotoria de Justiça, da Defensoria Pública e outras entidades e órgãos que de alguma forma estão afetas ao tema saúde do trabalhador.

O coordenador geral da conferência, Marcos Aurélio da Cruz, explica que a discussão de temas ligados à saúde do trabalhador é recomendada pelo Ministério da Saúde. “O SUS sentiu esta necessidade porque muitos trabalhadores são excluídos do INSS porque este atende só as pessoas que são contribuintes, seguradas. A maioria dos servidores públicos, por exemplo, não estão contemplados pelo INSS”, explica ele.

Outro ponto em discussão são os acidentes de trânsito ligados ao trabalho. “A maioria dos acidentes de trânsito são relacionados ao trabalho. Quando a pessoa sai do serviço para casa ou de casa para o serviço, se acontece algo neste trajeto, é acidente de trabalho”, explica Marcos Aurélio.

As doenças relacionadas ao trabalho são inúmeras e muitas vezes isto não aparece nas estatísticas. “Pessoas que trabalham em câmaras frias, por exemplo, podem ter problemas de pulmão; a hantavirose 90% dos casos da doença foi contraída no trabalho e temos ainda as hepatites e tantas outras”.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO – Marcos Aurélio destacou a importância de se fazer a comunicação das doenças do trabalho aos canais oficiais. “Temos os canais abertos no INSS pelo telefone 135, no SUS pelo 136 ou ainda na Secretaria de Estado da Saúde: 0800-6471212. Pode-se também fazer este relato nas secretarias municipais, nos postos ou centros de Saúde. As pessoas devem relatar que doenças ou acidentes estão ligados ao trabalho porque isto gera estatísticas e gera benefícios para o trabalhador. Todos podem ligar não só para reclamar, mas também para tirar dúvidas ou apresentar sugestões”, destaca.

Ao final do dia serão eleitos os delegados para levar as propostas colhidas nesta regional param a Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador.





Fonte: Rádio Pioneira

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/394134/visualizar/