Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 02 de Maio de 2014 às 09:49

    Imprimir


Eduardo Lopes, Ministro da Pesca reafirma compromisso com o projeto ao lado do prefeito Neurilan Fraga e o Ministro Neri Geller
Eduardo Lopes, Ministro da Pesca reafirma compromisso com o projeto ao lado do prefeito Neurilan Fraga e o Ministro Neri Geller

O município de Nortelândia e mais 14 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Bacia do Alto Rio Paraguai, deverão se transformar no principal polo de piscicultura de Mato Grosso, principalmente pelo viés social, uma vez que atenderá famílias rurais de pequeno e médio porte, provocando uma transformação social e econômica muito importante na região do Médio Norte.

Na tarde de terça-feira (29.04), o Ministro da Pesca e Aquicultura Eduardo Lopes, desembarcou na cidade para reafirmar o compromisso do seu ministério com o projeto assinado no ano passado pelo seu antecessor, o senador Marcelo Crivela (RJ), que esteve pessoalmente na cidade para assinar o convênio. Integraram a comitiva o Ministro da Agricultura Neri Geller, a Secretaria da Piscicultura do Ministério da Pesca Maria Fernanda, os Secretários de Estado de Indústria e Comércio Alan Zanata, de Ciência e Tecnologia Rafael Bastos e de Agricultura Luís Aléssio, e o Deputado Estadual José Domingos Fraga Filho.

As autoridades federais e estaduais foram recebidas pelo prefeito do município de Nortelândia Neurilan Fraga, e os prefeitos de Arenápolis José Mauro Figueiredo, de Denise Pedro Tercy, de Alto Paraguai Adair José Alves Moreira, de Porto Estrela Mauro Bussinaro, de Barra do Bugres Júnior Florindo, de São José do Rio Claro Natanael Casavechia, secretários municipais de Agricultura, vereadores, lideranças e populares.

Após desembarcarem a caravana se dirigiu para o Centro de Capacitação e Difusão da Agricultura Familiar, construído no Projeto de Assentamento Raimundo da Rocha (Barreirão), onde vivem 194 famílias.

Neurilan Fraga destacou em seu discurso de abertura a importância do projeto para a economia local e regional, e quanto é fundamental o trabalho conjunto dos ministérios e secretarias de estado para a consolidação da piscicultura como alternativa econômica e de renda.

“O objetivo é alavancar a economia e, consequentemente ofertar uma nova alternativa de renda para os pequenos e médios produtores rurais” sintetizou ele.

O Chefe do Poder Executivo Municipal explicou todas as fases do projeto e aproveitou a oportunidade para informar que está viabilizando parcerias com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste (SUDECO), Ministério da Agricultura, Sebrae e Empaer/MT para darem suporte ao programa e que outros recursos serão aportados para atender outras demandas, como por exemplo, a aquisição de uma prancha para transportar as máquinas pesadas que atenderá na escavação de tanques.

O deputado estadual José Domingos Fraga Filho, defendeu os investimentos, que de acordo com ele irá impulsionar a economia e mudar a vida de centenas de famílias. O parlamentar estadual fez questão de discorrer sobre as dificuldades que estes municípios enfrentam financeiramente, ressaltando que essa iniciativa vai representar um novo divisor de aguas para as cidades beneficiadas.

“Não tenho dúvidas de que este projeto vai transformar a nossa realidade, e devolver a esta região empobrecida a partir do fim do garimpo de diamantes, o seu merecido lugar de destaque, incidindo diretamente na qualidade de vida das pessoas e impulsionando a economia” disse Domingos Fraga.

O Ministro da Agricultura Neri Geller se dirigiu ao colega Eduardo Lopes da Pesca e Aquiculutra para afirmar a importância do projeto e demonstrou seu apoio aos investimentos que serão feitos na implantação do polo da piscicultura.

O Ministro da Agriculutra Neri Geller é observado pelo prefeito Neurilan Fraga e o Ministro Eduardo Lopes.

“Ministro ajude este município e esta região, eu sei que o senhor tem os recursos e sua equipe está comprometida com esse projeto. Da minha parte quero dizer que conte conosco no que for possível. A vinda desse projeto é muito importante e o senhor vai ajudar muito essa região e este estado” frisou Geller.

O ministro disse ainda que sentia feliz por estar em Nortelândia, no inicio de uma nova caminhada rumo ao desenvolvimento local, e que estava certo do comprometimento do Governo Federal através do Ministério da Pesca, e outras pastas, como indutores do crescimento econômico em regiões como esta, que necessitam encontrar uma alternativa econômica capaz de assegurar mais qualidade de vida a sua gente.

O Ministro da Pesca e Aquicultura Eduardo Lopes, respondendo a uma colocação do prefeito Neurilan Fraga, disse que em relação ao projeto se sente como um jogador chutando a bola na cara do gol com o goleiro amarrado, ou seja, que a liberação dos recursos e sua execução estão asseguradas, necessitando apenas sanar algumas questões burocráticas simples.

“Ambas as partes estão empenhadas em solucionar alguns entraves burocráticos para que a gente possa o mais rápido possível liberar os recursos referentes a primeira parte do projeto, o que creio deve acontecer ainda esta semana” esclareceu.

Eduardo Lopes elogiou o Centro de Capacitação e Difusão da Agricultura Familiar, onde serão capacitadas centenas de pessoas em diversas áreas, principalmente no tocante a piscicultura.

“Isso é muito importante, não é só dar o peixe, mas de fato ensinar a pescar e pescar bem, produzir com qualidade para obter uma boa rentabilidade” destacou.

O ministro reafirmou o seu compromisso com o projeto e disse ter determinado a sua equipe prioridade absoluta no encaminhamento do mesmo para que a implantação ocorra sem percalços e possa garantir a região uma atividade lucrativa e com mercado potencial de consumo.

“Eu nunca deixo ninguém sem resposta, e claro que o não também é resposta, e aqui neste caso de vocês a minha resposta é sim, vamos apoiar e este projeto e liberar os recursos necessários a sua implantação” garantiu Lopes, sendo bastante aplaudido.

O ex-secretário municipal de administração Edivaldo de Sá, disse estar bastante otimista com a implantação do projeto, e acredita que este será um dos maiores projetos em execução no Estado, uma vez que atenderá um grande número de famílias, atingindo não só Nortelândia como toda a região.

“O impacto social é muito grande e vai fazer movimentar toda a economia local e regional, impulsionando o crescimento ao abrir uma nova vertente econômica, capaz de gerar renda e empregos diretos e indiretos, como é o caso da fábrica de ração e do frigorifico de abate de peixes” avaliou ele.

Em Nortelândia, o convênio, no valor de R$ 16,5 milhões, prevê atender inicialmente 300 famílias. Serão criados tilápias e peixes nativos da bacia do rio Paraguai em 285 viveiros escavados a serem construídos, cada um com área de 5 mil metros quadrados.

O convênio prevê a implantação, em Nortelândia, de uma unidade de Beneficiamento de Pescado, com capacidade para abater cinco toneladas diárias, e de uma fábrica de ração, com capacidade de produção de sete toneladas por dia. No município de Alto do Paraguai será construído um laboratório de produção de alevinos (filhotes de peixe), aproveitando parte de uma infraestrutura existente. O laboratório terá capacidade para produzir cinco milhões de alevinos por ano.

O convênio prevê ainda treinamento e capacitação dos futuros aquicultores. Mais de R$ 500 mil serão investidos na capacitação das famílias de produtores, em parceria com o Orgão de Assistência Técnica do Estado (Empaer-MT) e com o Sebrae. A meta é organizar uma cadeia produtiva completa, que transforme a região numa importante produtora de pescados.

Esta é a semente que pode se transformar no mais importante centro produtor de pescados do Estado. O Projeto Estruturante da Cadeia Produtiva do Pescado do Alto Paraguai – o terceiro deste modelo no país.

O prefeito Neurilan Fraga discursa e é observado pelos Ministros Neri Geller e Eduardo Lopes.





Fonte: Repórter News com Assessoria do MPA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/394315/visualizar/