Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 16 de Maio de 2014 às 08:53

    Imprimir


Os vereadores de Várzea Grande elegeram Jânio Calistro (PMDB) para presidir a mesa diretora do Legislativo municipal no biênio 2015-2016. A chapa encabeçada pelo peemedebista recebeu 20 dos 21 votos possíveis durante a sessão noturna da última quarta-feira (14).

De acordo com o Regimento Interno, a eleição da nova presidência deveria ser realizada apenas na última sessão ordinária do 2º ano da legislatura, mas acabou antecipada por conta das eleições deste ano. Na votação, o único a emitir voto contrário foi o vereador Pery Taborelli (PV), da oposição.

No seu entendimento, a única chapa inscrita, por ser comandada por um peemedebista, daria continuidade ao alinhamento já existente entre o Executivo e o Legislativo municipais, uma vez que o atual presidente, vereador Waldir Bento, também é correligionário do prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB).

“Como a maioria aqui é da base do prefeito, tudo que vem do Executivo para cá, passa. Mas a maioria nem sempre representa os anseios da sociedade”, argumentou Taborelli.

O parlamentar ainda afirmou que iria “rezar” para que a nova mesa diretora não desse sequência à atual postura da Câmara. Isso porque a empreitada de Calistro à presidência recebeu a benção do prefeito.

Taborelli disse ainda não ter sido convidado para participar dos diálogos sobre a eleição. “Não pude sequer conhecer o projeto, as intenções dessa chapa”, disse.

O presidente eleito, no entanto, contestou o argumento. Segundo Calistro, o fato de Taborelli ser da oposição não o preteriu das conversações. “Eu pedi voto para ele há quatro meses”, afirmou.

A votação para eleger o peemedebista teria sido amarrada dias antes, segundo informações de bastidores. O grupo de vereadores que votou pela vitória de Calistro foi confinado no Sesc Pantanal, em Poconé, desde segunda-feira (12).

O voto de João Madureira (PSC) foi a única surpresa. Ele não havia comunicado como se posicionaria até minutos antes da votação. Após referendar a chapa, ele explicou que tomou a decisão devido ao “companheirismo” que tem com o peemedebista, já que ambos são policiais civis. “Temos 35 anos de corporação. Votei nele porque o poder aqui é um, a prefeitura é outra coisa. Temos que saber separar e trabalhar para derrubar esse pensamento do Taborelli”, defendeu.

A chapa é composta por Mirian Pinheiro (PHS) como 1ª vice-presidente; Pedrinho (Solidariedade), 1º secretário; Joaquim Antunes (PMDB), 2º vice-presidente; e Ivan do Santos (PT), 2º secretário.





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/395126/visualizar/