Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Maio de 2014 às 19:14

    Imprimir


A Comarca de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá) encerrou na última sexta-feira (16 de maio) a segunda edição do curso de formação para conciliadores e mediadores. Além das sessões individuais para dirimir conflitos da população local, esses 32 novos conciliadores, a maioria estudantes da Faculdade de Sinop (Fasipe), vão atuar no 1º Mutirão DPVAT, que será realizado no dia 6 de junho pelo Centro de Conciliação e Mediação da comarca.

Desde a inauguração, em 13 de dezembro de 2013, este será o primeiro mutirão a ser realizado pelo centro. Segundo a juíza Débora Roberta Pain Caldas, coordenadora do centro, foram designadas cerca de 150 audiências para o mutirão, que atenderá das 8 às 18h, em quatro salas, com a presença de dois médicos peritos. Conciliadores capacitados na primeira edição do curso, realizado ano passado, também serão convocados.

De acordo com a magistrada, desde dezembro a população de Sinop tem procurado o centro com freqüência para a solução dos seus conflitos, o que se traduz em um alto índice de resolutividade nas sessões individuais, em torno de 90 a 95%. “Percebemos que a população local tem procurado formas alternativas de solucionar os seus conflitos, através da conciliação, e isso é muito importante”, destaca.

A magistrada conta que essa última turma de conciliadores teve a ideia de montar um grupo de teatro e montar uma apresentação com o tema da conciliação para mostrar em escolas de nível fundamental, médio e superior. Antes, porém, o trabalho será aprovado pela magistrada. “Dessa forma podemos mudar o conceito das crianças e jovens de uma cultura de litígio para uma cultura de paz”, diz a juíza.





Fonte: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/395319/visualizar/