Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 07 de Julho de 2014 às 15:04

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde negou, por meio de sua assessoria, que falte gestão ou medicamentos no Pronto-Socorro de Cuiabá. A denúncia de irregularidades na unidade sanitária foi feita ao MidiaNews pelo médico Osvaldo César Pinto Mendes, no sábado (5).

De acordo com a secretaria, cerca de R$ 270 mil em medicamentos injetáveis e antibióticos foram entregues, na semana passada, no Centro de Distribuição e Logística.

Segundo a assessoria, são 26 tipos de medicamentos, que já começaram a ser distribuídos nas unidades de Saúde da Capital, principalmente no Pronto-Socorro da Capital, a fim de atender à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Entre as explicações apresentadas pelo secretário Werley Peres, alguns dos medicamentos eram difíceis de encontrar, não se tratando de um problema apenas na Capital, mas de todo o país.

"Há uma dificuldade para compra de antibióticos em todo o país. Tanto é que, para realizar a dispensa de licitação, é necessário apresentar três cotações, três orçamentos. Porém, nossa equipe realizou cotação em 42 empresas para conseguir encontrar o que precisávamos. Seis foram vencedoras e começaram a nos entregar os medicamentos ontem [domingo,6] e, com isso, já começamos a encaminhar para as unidades também", disse o secretário, por meio da assessoria.

Segundo a secretaria, os remédios são suficientes para suprir as unidades de Saúde por 90 dias, e já foi protocolado um pedido, junto à Prefeitura de Cuiabá, para a realização de um pregão eletrônico para a compra dos itens, de forma definitiva.

Dívida

A Secretaria de Saúde reconheceu os débitos apontados na reportagem do MidiaNews, de falta de pagamento da empresa que oferecia o serviço de cirurgias pediátricas no Pronto-Socorro, mas afirmou que se trata de dívidas de 2013 e que o pagamento deste ano estava em dia.

A pasta afirmou que aguardava a autorização da Procuradoria-Geral do Município (PGM) para realizar o pagamento, que deverá ser feito ainda nesta segunda-feira (7).

Durante esse meio tempo, a pasta firmou um contrato com a mesma empresa, que foi vencedora do processo de licitação para oferecimento do serviço neste ano, na proporção de 16 cirurgias pediátricas por mês.

No entanto, por não ter iniciado os serviços até o dia 26 de junho, a empresa teria sido notificada e já teria retomado o serviço no hospital na última sexta-feira (4).

Gestão

Segundo a assessoria da secretaria, não há falta de gestão no Pronto-Socorro, pois estão tentando sanar problemas burocráticos que estariam se arrastando ao longo dos últimos anos.

“Essa é a primeira vez que este tipo de serviço [cirurgia pediátrica] foi licitado para o Pronto-Socorro, estabelecendo um instrumento legal e forte para manutenção do serviço e prorrogações contratuais após os vencimentos de cada ano”, disse a secretaria, em nota.

Insumos

Segundo a pasta, quanto à falta de material básico de trabalho no Pronto-Socorro, o secretário Peres afirmou que os contratos com as empresas vencedoras da licitação para fornecimento de material hospitalar já foram encaminhados para as mesmas, assim como a ordem de fornecimento, no dia 27 de junho.

Com isso, a empresas têm até 10 dias corridos para realizar a entrega dos produtos. São cerca de 234 itens, que vão desde fita destro, abocate até seringas, que serão distribuídos para toda rede de Saúde.

O prazo se encerra nesta segunda-feira, segundo a assessoria.





Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/398522/visualizar/