Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 17 de Julho de 2014 às 13:31

    Imprimir


O vereador por Cuiabá Lídio Barbosa, conhecido como Juca do Guaraná Filho (PTdoB), protocolou na última terça-feira (15) um pedido de desistência de candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele pleiteava a única vaga em aberto para Mato Grosso ao Senado no pleito deste ano, mas recuou alegando motivos pessoais.

O principal fator que teria motivado a desistência do parlamentar teria sido de cunho pessoal e se deve à saúde debilitada de seu pai, Juca do Guaraná, que já foi vereador por Cuiabá por dois mandatos.

“Ele estava viajando demais, se envolve muito com processo político e já sofreu três derrames. Há 15 dias, teve uma parada cardíaca”, explicou o vereador.

Em uma pesquisa de intenção de votos divulgada na terça-feira, o vereador cuiabano apareceu em terceiro lugar, com 5,7%. Bem posicionado, ficou atrás apenas do senador Jayme Campos (DEM), que figurou com 33,9%, e do deputado federal Wellington Fagundes (PR), que deteve 24,2%.

Com o resultado, Juca do Guaraná Filho ainda ultrapassou o ex-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado (PSD), cujo índice ficou na casa de 1%.

Segundo Juca, o levantamento divulgado no mesmo dia em que foi oficializada sua desistência deixou dúvida sobre se ele estaria tomando a decisão certa. “Ela mostrou que o nome da gente é reconhecido em todo o Mato Grosso. Em Cuiabá, tem pesquisa interna também em que apareço em segundo lugar. Só que, entre a política e a saúde do meu pai, fico infinitamente com a saúde do meu pai”, afirmou.

Nos bastidores, a informação é a de que o recuo também poderia ter relação com o pouco espaço que o vereador teria na televisão. De acordo com uma prévia divulgada pelo TRE, no último dia 14, seriam apenas 35 segundos de propaganda.

Além disso, ele teria ponderado o fato de ter que concorrer com dois candidatos que dispõem de um poderio econômico significativo.

Juca do Guaraná Filho concorreu ao primeiro cargo eletivo em 2012, quando obteve sucesso nas urnas e angariou 2.796 votos. Diante do resultado e de sua atuação dentro da Câmara de Cuiabá, o PTdoB decidiu, no fim do mês passado, lançá-lo para a disputa ao Senado.

À época, o presidente da sigla, Sérgio Cintra, sustentou que a investida visava atender a uma determinação da direção nacional, que queria um candidato à senatoria em cada Estado do país. A direção da legenda em Mato Grosso também ressaltou que a população encontrava em Juca uma alternativa de renovação diante dos demais nomes colocados. Conforme o parlamentar, a reação das lideranças à desistência foi de lamentação.





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/399074/visualizar/