Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Julho de 2014 às 20:16

    Imprimir


Com trinta novos veículos o governo do Estado vai fortalecer os programas de formação de professores e o apoio às escolas estaduais, uma das metas da política de estadual de educação. Do total entregue hoje, metade passa a atender os Centros de Formação e Atualização de Professores (CEFAPROs) – localizados em 15 municípios polos – que realizam as ações de formação continuada dos profissionais da educação e acompanhamento de projetos pedagógicos.

A outra parte dos carros será destinada aos conselhos estaduais de Educação (CEE) e Educação Indígena (CEEI) e às assessorias pedagógicas, escolhidas pelo critério de demanda, ou seja, aquelas que atendem o maior número de escolas ou que percorrem a maior distância para chegar às escolas sobre as quais são responsáveis.

De acordo com a secretária de Educação do Estado, Rosa Neide Sandes de Almeida, a reestruturação da frota dessas 30 unidades tem como objetivo aumentar a frequência de visitas às escolas e, consequentemente, melhorar o atendimento e a capacitação dos profissionais que estão em sala de aula. O programa Sala do Educador é um dos projetos que vai ganhar com os novos veículos. A equipe do Cefapro estará mais presente nas reuniões para discutir soluções para as dificuldades que surgem no dia a dia do professor.

O Cefapro do polo de Barra do Garças, por exemplo, atende 16 municípios com um total de 64 escolas, sendo 21 delas em aldeias indígenas. A instituição mais distante da sede do Centro de Formação fica a 600 quilômetros. Com dois carros, garante a coordenadora da unidade Lilian Ferraz, será mais fácil acessar as escolas de campo e indígenas e fortalecer a formação continuada dos profissionais.

“A aquisição de veículos faz parte de um cronograma de reestruturação para melhorar a qualidade da educação em Mato Grosso”, lembrou o governador Silval Barbosa. Entre as ações realizadas até hoje, Silval ressalta a melhoria do transporte escolar, que teve a frota renovada em 70% se comparada a existente em 2010. Além disso, 100% das escolas estaduais receberam em 2013 recursos para a climatização das unidades e cerca de 12 mil profissionais que fizeram o último concurso público foram convocados.

Este ano, em junho, o Estado também conseguiu firmar um convênio com o Governo Federal para a construção de três escolas em três assentamentos localizados no município de Cláudia (620 Km ao Norte de Cuiabá), uma demanda da região. São instituições que passaram pelo processo de estadualização e necessitam de novas estruturas.





Fonte: Só Notícias com assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/399139/visualizar/