Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 03 de Abril de 2015 às 13:00

    Imprimir


Foto: Robson Silva / Secom VG

Ismael Alves, secretário de Governo: reforma administrativa vai dar fôlego à gestão

Ismael Alves, secretário de Governo: reforma administrativa vai dar fôlego à gestão

A necessidade de cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e de viabilizar a administração levou a Prefeitura de Várzea Grande a colocar em prática a segunda reforma administrativa da gestão Walace Guimarães, iniciada em janeiro de 2013. O projeto de lei enviado para a Câmara de Várzea Grande prevê a extinção de 352 cargos comissionados para economizar R$ 12,38 milhões ao ano, além de reduzir em mais de 300 os contratos temporários.


“Assumimos a prefeitura com folha de pagamento consumindo quase 57% das receitas correntes liquidas. Reduzimos para 54% e, com as medidas propostas, devemos baixar de 50% o nosso comprometimento”, afirmou o chefe do Poder Executivo da Cidade Industrial.

Guimarães argumentou que a economia anual estimada com a reforma, em R$ 12,38 milhões, somente será alcançada se os vereadores aprovarem ainda nesse mês. O prefeito deseja ampliar investimentos nas áreas de Saúde e Infraestrutura, principalmente aproveitando o período de estiagem, que se inicia em maio.

Os cortes atendem determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que mandou diminuir os gastos da máquina pública varzeagrandense. Por isso, ocorrerá a extinção de uma secretaria, fusão de quatro e manutenção de dois gabinetes, com demissão de 354 servidores comissionados.

Na nova estrutura, todos os cargos de secretários adjuntos serão extintos e transformados em superintendências municipais, com redução de 50% no valor do salário. O secretário municipal de Governo, ex-vereador Ismael Alves Silva, explicou que o modelo proposto também reduz de 19 para 15 as secretarias municipais.

No projeto de lei encaminhado ao Poder Legislativo, ocorrerá a fusão das secretarias de Planejamento, Finanças e Receita e, a partir de maio, surge criada a Secretaria de Gestão Fazendária.

Já secretaria Esportes e Cultura será vinculadas à Educação, transformando os setores em coordenadorias. A mudança propõe também a fusão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. E, ainda, no mesmo pacote, está prevista a extinção da Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos.

A expectativa é de que o projeto seja apreciado nas próximas semanas pelo Poder Legislativo e não tenha dificuldades de ser aprovado, já que a Walace Guimarães possui maioria folgada no plenário do Edifício Vereador Benedito Gomes. 





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/410502/visualizar/