Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 09 de Abril de 2015 às 10:03

    Imprimir


O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), afirma que o PSDB retomou o protagonismo no cenário político mato-grossense, após a lacuna deixada com o fim do governo Dante de Oliveira (já falecido), e o início da era Blairo Maggi (PR), em 2003. Após 12 anos militando na oposição, e encolhendo a cada ano, nas eleições de 2014 os tucanos finalmente conseguiram aumentar a bancada de deputados estaduais, elegendo três representantes - além de Maluf, Wilson Santos e Saturnino Masson conquistaram mandato.


Na Câmara Federal, o deputado mais votado do estado foi justamente o presidente do PSDB, Nilson Leitão, com 127 mil votos. E o candidato derrotado à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) recebeu 56,67% dos votos no segundo turno em Mato Grosso. Além disso, a sigla vem recebendo adesões de nomes significativos do agronegócio mato-grossense, como o ex-presidente da Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) Glauber Silveira. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado (PSD), também deve se filiar ao partido nos próximos dias.

“Fico muito contente de ver que pessoas desse nível estão ingressando no PSDB. Lideranças políticas, empresariais e sindicais têm manifestado o interesse de militar conosco. O partido passou por muitas dificuldades após a gestão do Dante de Oliveira, e depois, em determinado momento, apenas eu representava a legenda em nível estadual e federal. Depois, passamos a contar com o Nilson Leitão na Câmara Federal e, nas últimas eleições, tivemos uma boa ascensão, triplicando a bancada estadual, tendo o Nilson como o mais votado a deputado federal e tivemos o bom desempenho do ex-governador Rogério Salles disputando o Senado. Tenho certeza que o PSDB sairá das eleições de 2016 ainda maior”, avaliou Maluf.

Em função do crescimento eleitoral e da sustentação dada à candidatura de Pedro Taques (PDT) ao governo, o PSDB se tornou uma das agremiações mais valorizadas da base do governador. O secretário de Educação, Permínio Pinto (PSDB), comanda o maior orçamento do estado, com R$ 1,96 bilhão previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2015. Até o final do ano passado, a pasta era território do PT.

A aposta de Maluf é que esse crescimento ocorrido em função da última eleição e as novas filiações levem a um crescimento da sigla nas eleições municipais de 2016. Atualmente, o partido possui apenas dois prefeitos. O próprio Maluf teve um desempenho pior que o esperado na disputa pela Prefeitura de Cuiabá em 2012, ficando em quarto lugar. Para as eleições do ano que vem, ele pretende conduzir as dicussões na capital, mas descarta uma nova candidatura.

“Na última eleição para a Prefeitura de Cuiabá, entendi que era necessário ser o candidato do PSDB, e fiz meu papel, sabendo de todas as dificuldades. Aprendi muito e elegemos uma bancada de vereadores (Lueci Ramos, Maurélio Ribeiro e Ricardo Saad). Não tenho a pretensão de ser o candidato a prefeito no próximo ano, pois estou focado na gestão da Assembleia Legislativa, mas vou participar ativamente das discussões com meus correligionários”, afirmou.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/410911/visualizar/