Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 16 de Maio de 2015 às 12:08

    Imprimir


PSD/NACIONAL

Eduardo Gomes
DA EDITORIA

Roberto Dorner tem o apadrinhamento do ministro Gilberto Kassab (Cidades) pra assumir o PSD em Mato Grosso. Em Brasília os ventos sopram favoráveis a Dorner, por aqui, não, a julgar pelo posicionamento do líder de sua bancada na Assembleia Legislativa, Gilmar Fabris; “se o Kassab entrar com ele por uma porta, nossa bancada sai por outra”, retruca Fabris. Preocupados com os rumos do partido e com o calendário eleitoral, os 38 prefeitos da legenda se reúnem hoje, pela manhã, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá, para discutirem a questão.

Dorner demonstra segurança e dá como certa sua nomeação por Kassab, pra presidir a Executiva Provisória do PSD. Segundo ele, a bancada estadual o apoia e os prefeitos do partido, também. “Liguei pros deputados e prefeitos comunicando o fato e a receptividade foi a melhor possível”, revelou confiante. Sobre data, Dorner desconversou. Alegou que vive um momento de profunda tristeza, mas que em breve retomará o projeto de assumir o partido. “A profunda tristeza” é o sentimento que ficou com a morte de sua mulher, Ivete Maria Crotti Dorner, num acidente rodoviário, no dia 6 deste maio.

Empresário e ex-deputado estadual Dorner estaria com estrutura montada para assumir o PSD, partido que se encontra meio à deriva em seu âmbito interno. O presidente e ex-vice-governador Chico Daltro não e mais visto nos meios políticos desde que deixou o governo. O secretário e principal líder, o ex-deputado estadual José Riva, está preso preventivamente desde 21 de fevereiro, acusado de comandar uma suposta quadrilha que teria causado um rombo superior a R$ 62 milhões nos cofres da Assembleia. Rui Prado, presidente do Sistema Famato/Senar e que integrava a Executiva partidária, migrou para o PSDB.

Bancada diz “não”

NOVO SITE











Gilmar Fabris (EM FOTO DE ARQUIVO) falando pelos quatro deputados do partido disse que não o aceita na presidência. Fabris argumenta que Dorner não colaborou com o partido na eleição de 2014. “Se o Kassab entrar com ele por uma porta, nossa bancada sai por outra”, resumiu o deputado.

Fabris teme que Dorner queira usar o PSD em benefício de suas empresas. “Nós conversamos sobre isso (a presidência) e ele na conversa citou o governador Pedro Taques (PDT) três vezes; o seo Dorner quer negociar o partido com o Pedro Taques”. O deputado disse que foi claro com Dorner sobre o veto ao seu nome.

A bancada ainda não tem nomes para substituir Daltro e Riva, se os dois não quiserem mais continuar à frente do partido, ou até mesmo em caso de agravamento da situação carcerária de Riva. A única certeza que ela tem é que Dorner não será o presidente. “Se o Kassab insistir nós saímos de bloco, mas não vamos servir de muletas pra ninguém”, resumiu Fabris.

Prefeitos batem o martelo hoje

NOVO SITE











Neurilan Fraga/PSD (EM FOTO DE ARQUIVO), prefeito de Nortelândia e presidente da AMM, discute hoje, pela manhã, a situação com seus pares nas prefeituras e correligionários. “Fui provocado (por prefeitos) pra fazer a reunião. Nós somos 38 prefeitos e não podemos permitir nenhum tipo de mudança na direção partidária sem que sejamos ouvidos e que possamos participar ativamente desse processo”.

Na tarde desta quinta-feira, 14, Neurilan disse que o posicionamento dos prefeitos será consensual. Observou que a questão será debatida com profundidade, porque o partido atravessa momento adverso e contra ele corre o calendário eleitoral.

“Temos que buscar novos filiados, novas lideranças nos municípios, com vistas à eleição de 2016, e setembro é a data-limite. Portanto, precisamos de uma Executiva atuante”, observa Neurilan.

Quase todos os prefeitos participarão do encontro. Neurilan citou que Gercino Caetano Rosa participa de uma audiência pública na sexta-feira; que Solange Kreidloro, de Nova Bandeirantes, se encontra no Paraná; e que Aparecido Marques Moreira, de Ribeirãozinho, também tem agenda intransferível e, por isso, os três não irão à AMM discutir o PSD. “O Gercino me ligou e estava disposto a vir, apesar da audiência; disse que não era preciso tanto e ele me disse que a decisão tomada pelos colegas terá seu endosso”.

O partido em números

O PSD, em números, é o maior partido de Mato Grosso.

Sua bancada na Assembleia é composta por Gilmar Fabris, Pedro Satélite, Janaína Riva e Zé Domingos Fraga.

É o partido com o maior número de prefeitos, considerando-se inclusive as recentemente mudanças no cargo de prefeito e Várzea Grande e Chapada dos Guimarães: 38, seguido pelo PMDB, com 28, PT (14), DEM (12) e outras siglas. Mato Grosso tem 1.394 vereadores e 276 foram eleitos pelo PSD, seguido pelo PMDB com 180, PR (148), Democratas (121), PT (111), PP (103), PSB (82), PSDB (79), PDT (72), PPS (62) PTB (44) e bancadas menores.

O PSD tem o maior número de prefeitas em Mato Grosso: seis; em Poxoréu, Jane Maria Sanchez; em Sapezal, Ilma Grisoste; em Nova Nazaré, Railda de Fátima; em Nova Bandeirantes, Solange Kreidloro, a Sol; em Lambari D’Oeste, Maria Manea; e em São José do Xingu, Raquel Coelho.

O principal município administrado pelo PSD é Barra do Garças, com Roberto Farias; Evaldo Diehl é prefeito de Canarana; Júlio Florindo, de Barra do Bugres; Juviano Lincoln, de Diamantino; Arnóbio Andrade, de Marcelândia; Gaspar Domingos Lazari, de Confresa; Neurilan Fraga, de Nortelândia; Gercino Caetano Rosa, de Nova Xavantina; Eudes Tarciso, de Brasnorte; Sebastião Gilmar, de Nobres; Chiquinho do Posto, de Juscimeira; Raimundo Zanon, de Itaúba; Valdeci Kemer, de Jangada; Dirceu Comiran, de Campos de Júlio; José Antonio de Oliveira, de Novo Horizonte do Norte; Aparecido Marques Moreira, de Ribeirãozinho; Alessandro Nicoli, de Santa Carmem; Ilton Ferreira Barbosa, de Tesouro; Arcílio Jesus da Cruz, de Acorizal; João Batista Moraes, de Cláudia; Pedro Tercy, de Denise; Josair Jeremias, de Dom Aquino; José Antonio Dubiella, de Feliz Natal; João Antonio Vieira, de Itanhangá; Dorival Lorca, de Nova Santa Helena; Emival Gomes, de Porto Alegre do Norte; Tarcisio Ferrari, de Reserva do Cabaçal; Hugo Garcia Sobrinho, de Santa Rita do Trivelato; Édson Yukio, de Serra Nova Dourada; Odoni Mesquita Coelho, de Torixoréu; e Sinvaldo de Brito, de Peixoto de Azevedo.





Fonte: Da Editoria Mt Aqui Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/413146/visualizar/