Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 15 de Setembro de 2012 às 07:46

    Imprimir


A Associação dos Criadores Suínos de Mato Grosso (Acrismat) participou de uma reunião com embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). O embaixador, que esteve pela primeira vez em Mato Grosso, não trouxe novidade sobre o embargo russo às carnes mato-grossenses que já dura mais de um ano e meio.

Sergey Akopov se mostrou impressionado com o desenvolvimento agrícola do Estado e também com seu potencial comercial. "Estou convencido que as perspectivas e possibilidades são inúmeras para expandir ainda mais a cooperação com Mato Grosso", afirmou

O embaixador destacou que o Comitê Consultivo Agrícola (CCA) Brasil-Rússia, que já foi formado, deverá se reunir nos próximos meses é um importante passo para essa aproximação. "O Comitê foi criado especialmente para tratar das questões que aparecem entre os países, como o embargo. Além disso, pretendo conversar sobre o embargo com o primeiro ministro da Rússia, antes de seu encontro com o vice-presidente Michel Temer em 2013", disse.

Sergey destacou que a Rússia tem grandes projetos para serem investidos aqui no Estado, e o interesse por parte dos empresários russos em investir e implantar aqui suas empresas. "Temos interesse, principalmente, no setor industrial de Mato Grosso, por isso viemos conhecer as perspectivas e ter noção de como podemos fazer essas alianças tecnológicas entre os países", contou.

O vice-presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Jorge Pires de Miranda, enfatizou que a Rússia foi e deverá a ser novamente um grande parceiro comercial de Mato Grosso. "Em 2010 o país representava 26% do total das exportações mato-grossensese, no ano seguinte caiu para 14%, sendo que neste ano sua participação é praticamente nula. Recebemos há uns 45 dias a visita de uma missão russa e esperamos que essa parceria com a Rússia volte no menor tempo possível", pontou.

Para o diretor-executivo da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Custodio Rodrigues, mesmo após o anúncio de um pacote do Governo Federal para ajudar os suinocultores, a crise continua, é o embargo ainda é um dos agravantes. "Esperamos que isso se resolva logo, pois a retomada da exportação para a Rússia trará resultados representativos", ressaltou.

Estiveram presentes no encontro o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Otávio Celidônio, o secretário de Agricultura, Carlos Milhomem, além de produtores, empresários e representantes de bancos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/41409/visualizar/