Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 18 de Janeiro de 2017 às 11:20
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Prefeito Zema Fernandes, Secretário Bidú, Vice Régis Meira e o presidente do sindicato dos trabalhadores Rurais Tulipinha.
Prefeito Zema Fernandes, Secretário Bidú, Vice Régis Meira e o presidente do sindicato dos trabalhadores Rurais Tulipinha.

Representantes dos cerca de 50 pequenos produtores rurais do Assentamento São Francisco, na Zona Rural de Nortelândia, se reuniram na tarde desta terça-feira (17.01), no barracão da comunidade, com os integrantes da administração municipal, entre eles, o prefeito Zema Fernandes (PSD), os secretários Benedito Hudson Monteiro e Mayer (Desenvolvimento e Agricultura), Marlene Júlia (Administração e Finanças), Antônio Quinteiro de Almeida (Gabinete), e o vice-prefeito Régis Meira (SD), para apresentar uma série de demandas dos assentados, buscando as soluções junto ao Poder Executivo Municipal.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Aderson Perovano (Tulipinha) e o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento São Francisco Benedito Anastácio dos Santos (Ditinho), falaram em nome dos produtores, apresentando entre as reivindicações a disponibilidade de uma patrulha mecanizada, técnicos especializados na área rural, titulação das propriedades, funcionamento da farinheira, estradas, entre outras.

Após ouvir as diversas reivindicações da comunidade, o prefeito Zema Fernandes e sua equipe, respondeu um a um dos questionamentos, e em muitos casos já deu os encaminhamentos necessários para buscar solucionar as demandas, e em outros explicou o processo de encaminhamento das demandas, pedindo inclusive prazos para coloca-las em prática.

Inicialmente, o Chefe do Poder Executivo Municipal, ponderou que consta no seu programa de governo a cessão de uma patrulha mecanizada, em regime de comodato com a associação que representa a classe, para atender a necessidade de preparo da terra e plantio diversos.

“Quando em campanha eu já havia me comprometido a disponibilizar essa patrulha mecanizada para ficar aqui no assentamento atendendo os produtores, numa parceria em que a manutenção ficará a cargo dos parceleiros e da associação, por que acredito que assim podemos atender melhor às suas necessidades” relembrou ele.

Zema Fernandes destacou ainda que vai ouvir os produtores rurais de todos os assentamentos, para definir a política agrícola da sua administração, e assim atender os anseios da classe produtora ligada a agricultura familiar.

“Não adianta eu vir aqui com um plano pronto e enfiar garganta abaixo, se eles que estarão diretamente envolvidos querem trilhar outro caminho, logo, vou ouvir democraticamente todos os nossos pequenos e médios produtores rurais para definir nosso plano estratégico de desenvolvimento da agricultura familiar” disse ele.

O prefeito de Nortelândia, esclareceu que as ações serão delineadas e receberão o apoio da gestão, após os produtores apontarem que caminho pretendem seguir e o que e como querem produzir para garantir a transformação econômica do meio rural.

“Assim que eles me disserem o que de fato querem, vamos junto com nossa equipe avaliar a viabilidade das cadeias por eles apontadas, dessa forma, creio que poderemos obter maior sucesso, além de garantir uma melhor aplicação dos recursos públicos e otimização dos investimentos” defendeu Zema.


A produtora rural Elaine Polizel Brito, revelou que o grande problema da comunidade é a falta de união dos parceleiros, e defendeu que todos formem uma parceria sólida com o objetivo de emplacar os projetos e assim obter sucesso e lucratividade.

“A falta de união dos agricultores é que nos impede de crescer, eu entendo que juntos podemos mais, e se não unir todos nós que estamos aqui, junto com associação, sindicato e prefeitura, de nada valerá os esforços do poder público para nos ajudar” reclamou Polizel.

Representando sua família que possui área no assentamento, o senhor Fernando Lino, pediu ao prefeito e sua equipe que faça a manutenção regular das estradas, disponibilize internet aos assentados, termine a construção do mini campo de futebol e ajude-os na titulação das terras para que os proprietários rurais possam buscar ferramentas e andar com suas próprias pernas.

“Com a posse do título de nossa propriedade nós vamos poder caminhar com nossas próprias pernas, buscando apoio financeiro junto as instituições financeiras para fazer os investimentos que necessitamos e produzir mais” frisou Lino.

O gestor municipal esclareceu que estas demandas já estão sendo trabalhadas por sua equipe, e que logo as estradas serão recuperadas, a internet instalada na sede do assentamento e o campo de futebol inaugurado para as práticas esportivas e de lazer das 50 famílias que residem no Assentamento São Francisco.

“É importante ressaltar que no nosso plano de governo consta o projeto Porteira Adentro que consiste na oferta de engenheiro agrônomo, veterinário e zootecnista, entre outros técnicos para atender o produtor rural sistematicamente” destacou ele.

Outro ponto discutido foi quanto ao funcionamento da cooperativa de produtores rurais, em que o prefeito deixou claro que a decisão de fortalece-la ou não, é exclusivamente de todos, mas defendeu que através dela o caminho do sucesso dos empreendimentos se torna mais viável.

“Eu penso que a cooperativa pode e muito contribuir com os nossos objetivos, mas é vocês quem precisam enxergar essa oportunidade, apostar nela e juntos o fortalecer essa importante ferramenta de apoio ao homem do campo” defendeu Zema.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Benedito Hudson Monteiro e Mayer, o Bidú, disse ainda que já recebeu determinação do prefeito para que disponibilize duas patrulhas mecanizadas para cada assentamento, uma vez que o município possui quatro equipamentos, bem como promova o levantamento de outros necessários a produção, plantio e colheita, para que o a administração possa viabilizar com recursos próprios e ou convênios com órgãos Estadual e Federal.

“O objetivo da administração é dar condições para que produzam, inclusive desburocratizando o setor e facilitando o acesso aos produtos e serviços disponíveis” garantiu o secretário.

Ele disse ainda que a administração está aberta ao diálogo, tanto que está colhendo as informações junto aos pequenos e médios produtores, para só depois definir a política de investimentos e apoio ao setor.

“Não estamos chegando como salvadores da pátria, muito pelo contrário, quem nos vai dar os subsídios para resolver os problemas do campo, são eles mesmo, é claro com nossa orientação, mas o caminho quem vai apontar são os que estão diretamente envolvidos” sentenciou Bidú.

Ao final do encontro, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, conhecido como Tulipinha, elogiou a iniciativa da gestão municipal, em ouvir os trabalhadores rurais quanto ao que pretendem produzir e principalmente quanto as reivindicações da classe produtora.

Participaram ainda do encontro, representantes da Empaer, Sicredi Sudoeste, o vereador Vagnir Barbosa Batista, o Liu, e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura.

Os próximos encontros serão realizados no Assentamento Raimundo da Rocha, Nossa Terra Nossa Gente e Santaninha.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/422961/visualizar/